sábado, 30 de junho de 2012

História da TV Brasileira -1955

Dia 05 de Agosto morre de enfarto, aos 46 anos, Carmem Miranda, em sua casa de Beverly Hills. É enterrada em 13 de Agosto no Cemitério de São João Batista, Rio de Janeiro, com mais de um milhão de pessoas acompanhando.
Como não há um código de leis de telecomunicações no Brasil, cabe às emissoras arcar com o ônus total da iniciativa, como, implantar as torres de transmissão situadas a 40, 50 quilômetros uma das outras, em toda a extensão entre São Paulo e Rio de Janeiro.
 
TV TUPI
Vai ao ar: "O Céu é o Limite", primeiro programa de perguntas e respostas com premiação da TV brasileira. Em São Paulo é apresentado por Aurélio Campos e no Rio de Janeiro por J. Silvestre.
O Céu é o Limite - apresentado por Aurélio Campos O Céu é o Limite - apresentado por J. Silvestre
Aurélio Campos
J. Silvestre
 
TV PAULISTA
A emissora passa às Organizações Víctor Costa (Rádio Excelsior e Rádio Nacional).
"O Mundo é das Mulheres", primeiro programa feminino da TV brasileira, apresentado por Hebe Camargo, até então com os cabelos escuros.
 
TV RECORD
Em 17 de Abril, estréia "Grande Gincana Kibon", um dos programas infantis de maior sucesso que permanece no ar por 16 anos.
Em 18 de Setembro é realizada a primeira transmissão externa com a exibição do jogo entre Santos e Palmeiras, na Vila Belmiro.
 
TV RIO
É inaugurado dia 15 de Julho o canal 13 do Rio de Janeiro, por João Batista do Amaral (conhecido por Pipa Amaral) e o cunhado Paulo Machado. Está localizada na Avenida Atlântida, 4264, no posto 5 de Copacabana.
A torre de transmissão é instalada na Serra da Carioca.
A inauguração é a narração do texto de Moacyr Arêas por Luiz Mendes.
O elenco, em grande parte, é composto por artistas da rádio Mayrink Veiga.
Estréia "Noite de Gala", programa musical que lança Flávio Cavalcanti como repórter, ficando no ar até 1966, por 11 anos consecutivos.
 
TV ITACOLOMI
Em 8 de Setembro é inaugurada a TV de Belo Horizonte, pertencente aos Diários Associados.

Nenhum comentário: