sábado, 30 de junho de 2012

História da TV Brasileira - 1958

O Brasil passa a ter 344 mil aparelhos de televisão.
É criado o Troféu Imprensa pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, diretor da revista "São Paulo na TV", premiando os melhores artistas do rádio e da televisão. A entrega ocorre na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em São Paulo e os artistas premiados são: Lima Duarte (ator), Márcia Real (atriz), J. Silvestre (apresentador), Sílvio Caldas (cantor) e Elizete Cardoso (cantora).
Nessa mesma época existem os prêmios Tupiniquim (TV Tupi) e Roquete Pinto (TV Record).
 
TV TUPI
O programa "TV de Vanguarda" apresenta o teleteatro "O Duelo" de Guimarães Rosa em que é utilizado pela primeira vez no Brasil, o videoteipe (VT). A estréia do novo equipamento é precária pois não há possibilidade de montagem. Walter George Durst, o produtor do programa, dispõe de uma fita de apenas uma hora de duração e por isso as cenas tiveram de ser ensaiadas e cronometradas. Mesmo assim, quando a fita termina, faltam as cenas finais, cerca de 10 minutos e elas têm de ser apresentadas "ao vivo" depois da transmissão da parte gravada.
Estréia "Discoteca do Chacrinha" com Abelardo Barbosa, o Chacrinha.
No programa "Conversa Puxa Conversa" é testado o primeiro ponto eletrônico que se tem notícia na história da TV brasileira.
 
TV RIO
"TV Rio Ring", programa de boxe exibido nas noites de Domingo. Fica em primeiro lugar de audiência.
Em 11 de Junho, a emissora transmite, pela primeira vez, um jogo de Copa do Mundo (Brasil 3 X 0 Áustria) que foi realizado no dia 08 de Junho na Suécia. A TV Tupi compra os direitos de exibição por 5 mil dólares, mas o material, então em filme de 16mm, vai por engano para a TV Rio.
 

Nenhum comentário: