sábado, 30 de junho de 2012

História da TV Brasileira - 1960

Já existem 200 mil aparelhos receptores de televisão.
As emissoras do Rio de Janeiro e de São Paulo iniciam o processo de produções gravadas que são vendidas às emissoras situadas fora desse eixo.
Em Abril, com a inauguração de Brasília, o governo tem o interesse em atingir o maior número de telespectadores, sendo o marco das transmissões à distância. As imagens chegam a São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Inicia-se a utilização do videoteipe (VT). As propagandas, antes apresentadas por belas garotas vestidas com roupa de gala e que utilizavam de muita improvisação, tornam-se agora comerciais gravados.
 
TV TUPI
Chateaubriand, dono dos Diários Associados, controladora da emissora, sofre trombose cerebral. Fica paralisado, quase não pode falar, mas continua comandando os negócios.
Em 01 de Agosto a Tupi paulista passa a ser sintonizada pelo canal 4.
Em 28 de Setembro inaugura sua sede em edifício no Sumaré, São Paulo.
É a primeira emissora a ocupar um link e transmitir em cadeia no Brasil, através de 1.200 km, com 7 torres de transmissão, mas descarta esse processo por má utilização.
"Hamlet", de William Shakespeare, adaptado e dirigido por Dionísio de Azevedo, é levado ao ar, já gravado em videoteipe. Os registros indicam que foi o primeiro teleteatro a usar o VT.
 
TV PAULISTA
Morre o radialista Víctor Costa, proprietário das Organizações Víctor Costa. Seus herdeiros assumem as empresas, levando as rádios e emissoras à decadência.
 
TV RECORD
Em 4 de Maio sofre um incêndio.
Consegue o primeiro lugar em audiência com atrações como "Grande Show União".
 
TV RIO
É a primeira emissora a utilizar o videoteipe com regularidade no programa "Chico Anysio Show", dirigido por Carlos Manga; também retransmitido pela TV Excelsior de São Paulo.
 
TV EXCELSIOR
Apresenta "Brasil Ano 60", programa musical com Bibi Ferreira.
 
TV PARANAENSE
O canal 12 de Curitiba é fundado com a ajuda de Olavo Bastos Freire, um dos primeiros operadores de câmera brasileiro. Foi a primeira televisão do Estado do Paraná.
 
TV CULTURA de São Paulo
Vai ao ar em Setembro, pertencente aos Diários Associados de Assis Chateaubriand.
Juntamente com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo cria-se a experiência pioneira do ensino através da televisão com um curso (telecurso) que visa preparar os candidatos ao exame de admissão ao ginásio (5ª a 8ª série).
Logotipo da TV Cultura - pertencente aos Diários Associados de Assis Chateaubriand
Logotipo da TV Cultura quando pertencia aos Associados
 
TV ITAPOAN
Primeira emissora de televisão baiana, inaugurada no dia 19 de Novembro, em Salvador, pertencente aos Diários Associados.
 

Nenhum comentário: