domingo, 8 de julho de 2012

História da TV Brasileira - 1994

O total de aparelhos televisores em todo o mundo chega a 1,24 bilhão.
Nos Estados Unidos são realizadas as primeiras transmissões digitais pelo sistema DirecTV.
Dia 1º de Julho, no governo Itamar Franco, o ministro Fernando Henrique cria o Plano Real, na tentativa de conter a inflação e estabilizar o país.
Brasil consegue o tetracampeonato na Copa do Mundo nos EUA, consagrando o jogador Romário. Tem recorde de audiência no mundo com 3 bilhões de telespectadores, ou seja, 1/3 da população mundial.
Morre Cassiano Gabus Mendes, primeiro diretor artístico da TV Tupi.
 
SBT
Investe no Núcleo de Dramaturgia sob direção de Nilton Travesso que apresenta o seu maior sucesso, a novela "Éramos Seis", de Maria José Dupré, em sua quarta versão televisiva, abrindo o mercado para atores, espaço para merchandising, novos anunciantes e oferecendo mais opções ao telespectador.
"Éramos Seis" versão 94 - Othon Bastos e Irene Ravache
novela "Éramos Seis"
 
Os estúdios no Sumaré, onde até 1980 funcionava a Rede Tupi de São Paulo, são totalmente reformados.
Em 06 de Outubro, estréia "Fantasia", programa interativo que chega a receber 360 mil ligações diárias, congestionando o sistema telefônico na cidade de São Paulo.
 
REDE GLOBO
Estréia no dia 04 de Junho, "Xuxa Park", exibido aos Sábados, às 10 horas. Diração e Produção de Marlene Mattos.Xuxa muda seu estilo de programa e volta-se para o público adolescente, as Paquitas continuam e esse novo programa alcança ótimos índices de audiência. A gravação acontece no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro.
logo do "Xuxa Park"
logo do "Xuxa Park"
 
Cria a Pesquisa do Fantástico durante a programação dominical através de ligações telefônicas.
logo da Rede Globo
logo da Rede Globo
 
 
 
REDE RECORD
28 de Junho pertence, efetivamente, ao Bispo Edir Macedo (90% de capital) e de sua esposa Ester Eunice Rangel Bezerra (10% restantes).
 
REDE CULTURA
  • "Nossa Língua Portuguesa" estréia em Agosto. O programa trata de modo rápido, direto e divertido das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falarmos o nosso idioma. Sob o comando do prof. Pasquale Cipro Neto faz tanto sucesso que acaba participando de um comercial para a maior rede de fastfood do mundo, o McDonald's, mostrando o plural de hambúrguer;
  • "Castelo Rá-Tim-Bum", considerado o melhor programa infantil da TV brasileira e um dos melhores do mundo, fica no ar até 1996. Recebe diversos prêmios: APCA como o melhor programa infantil, Medalha de Prata no Festival de New York em categoria infantis;
  • "Confissões de Adolescentes" dirigido por Daniel Filho, fica um ano no ar em sua primeira fase. Escrita e estrelada por Mariana Muniz, narra as dúvidas, alegrias e encrencas de irmãs adolescentes vividas por Mariana Muniz (Diana), Débora Secco (Carol), Georgiana Góes (Bárbara), Danièle Valente (Natália) e a participação de Luiz Gustavo (Paulo) como o pai. Débora Secco recebe o Prêmio APCA como melhor Revelação Feminina.
REDE MANCHETE
Transmite a Copa do Mundo, direto dos Estados Unidos.
Fecha contrato com a produtora TV Plus para produzir a novela "74.5 - Uma Onda no Ar".
Funcionários processam a emissora para receberem os salários atrasados desde Abril de 93. Em Outubro vencem na Justiça do Trabalho, mas não recebem nada durante o ano.
A emissora deve 8,33 milhões de reais para o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
 
CANAIS EM UHF
 
TV JOVEM PAN - canal 16 em São Paulo
Tem o pedido de afastamento de Hamilton Lucas de Oliveira, pela CPI. João Carlos Di Gênio, dono do complexo de ensino Objetivo, insiste em manter a emissora no ar.
 
REDE VIDA - canal 40 em São Paulo
Fecha contrato com Interdate Systems And Techonology Inc., agência publicitária dos Estados Unidos.
Eduardo de Gennare e Robert Swan assumem todas as despesas para a montagem da emissora e o pagamento por 10 anos da utilização do canal TV-SAT da EMBRATEL, no valor de 9 milhões de dólares. Possibilita assim a cobertura em todo o território nacional, onde há mais de 2 milhões de antenas parabólicas.
 
REDE MULHER - canal 42 em São Paulo
É inaugurada no dia 21 de Agosto, pertencente ao empresário Roberto Montoro.
Sua transmissão é de Araraquara para todo o estado de São Paulo em UHF pelo canal 42.
Waldemar de Moraes cria o conceito de uma televisão voltada somente para mulheres.
Em sua estréia é exibido o programa "Boa Tarde" apresentado por Marisa Leite de Barros e Glauce Graieb.
Durante a semana entra no ar "Antena Ligada" sob o comando de Leão Lobo.
logo da Rede Mulher
logo da Rede Mulher

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...