domingo, 29 de julho de 2012

Motoristas contam com ajuda de moradores para puxar veículos

Motoristas contam com ajuda de moradores para puxar veículos
Serra Catarinense, 28 e 29/07/2012, Correio Lageano




A SC-458 recebeu patrolamento e, mesmo assim, continua difícil fazer o trajeto de 26 quilômetros





Os 26 quilômetros entre Anita Garibaldi e Celso Ramos continuam gerando transtornos para motoristas. Com a chuva, a pista está embarreada e os veículos precisam da ajuda de guincho para seguir viagem. A rodovia é de chão batido e, desde abril de 2011, a situação não é resolvida em definitivo.



De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos (SDR), o patrolamento está sendo concluído. Nos locais mais precários, foram colocados cascalhos. A SDR cedeu máquinas do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e a Prefeitura Municipal realiza a obra.



A SC-458 é fundamental para a economia da região de Anita Garibaldi. Além de ser usada como acesso por grande parte dos moradores, ela serve para escoar a produção de culturas como feijão, milho, fumo, soja, moranga, cana-de-açúcar, gado e principalmente leite. Em setembro do ano passado foram feitos o cascalhamento e a tubulação de aproximadamente 14 quilômetros da via, que são de responsabilidade desta SDR. Naquela época foram jogadas pedras grandes, agora largaram as menores.



O motorista de ônibus, Luiz Claudio Macedo, diz que, decidiram mexer no trecho bem no período de chuva. “Mas a situação complicou muito mais porque ao invés de colocarem um cascalho, ele estão puxando terra para o meio da estrada. Em um bom trecho, é só guinchado que está passando”, conta.



As melhorias não surtem efeito porque as calhas não secam. O veículo da foto saiu de Celso Ramos as 13 horas de quinta (26) e chegou em Anita depois de 3 horas e meia. “É difícil porque tenho que cumprir horário, são várias linhas que passam por ali”, diz o motorista.



Pavimentação prevista para o próximo ano



A reivindicação da população vem há tempos. O motorista, Luiz Claudio Macedo, conta que às vezes tem dois ou três caminhões trancando a passagem e um trator só não consegue puxá-los. “É difícil o acesso a alguém que possa fazer esse trabalho, o que acaba atrasando mais”, conta. O pessoal da região é quem ajuda os motoristas.



De acordo com Luiz, quando chove, os trabalhadores que fazem as melhorias somem e não aparece ninguém para ajudar e prestar auxílio para os que passam pela SC-458.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura já informou que foi determinada a elaboração do projeto de engenharia para a pavimentação. Isso será feito através do Deinfra e, será discutida a pavimentação e sua inclusão em um dos programas de financiamento do governo.



O projeto deve começar neste ano. Mas as obras só terão início no ano que vem.  Até 2012, os cascalhamento da rodovia e implantação de tubulações para escoamento de água, foram as medidas tomadas pela secretaria.


 Foto: Luiz Claudio Macedo / Divulgação

 

Nenhum comentário: