terça-feira, 30 de outubro de 2012

Movimentação intensa nos cemitérios públicos


Movimentação intensa nos cemitérios públicos

Lages, 30/10/2012, Correio Lageano



Somente até hoje são permitidos os serviços de limpeza e pinturas nos túmulos e jazigos dos cemitérios públicos de Lages. Ontem a movimentação foi grande nos cemitérios da Penha e no Cruz das Almas. Familiares aproveitaram o dia de sol para fazer a limpeza e pintura dos túmulos.


A aposentada Maria Benta Fagundes, limpa todos os meses o jazigo onde estão enterrados, o marido, o filho e o genro. Ela diz que a única dificuldade são as árvores que às vezes não são podadas e acabam sujando em volta do jazigo. “Aproveito esta época para fazer uma limpeza mais completa, mas nunca deixo o jazigo abandonado. É uma forma de demostrar o amor que a gente sente por eles e de manter o zelo”, disse Maria Benta.


A amiga de Maria, a pensionista Maria Júlia Alves Rosa, sempre vem ajudá-la a limpar os túmulos, uma ajuda a outra na limpeza. “Estou ajudando ela a limpar o jazigo e depois ela irá me ajudar a limpar o túmulo onde estão enterrados o meu marido e um filho, no ano passado também fizemos a pintura”, afirma Maria.


No ano passado, a população teve um problema com a falta de água no cemitério do bairro da Penha, mas este ano o problema não se repetiu. “Temos água a vontade só não usa quem não quer”, lembra Maria Benta.


Nos dias que antecedem o feriado de Finados, muitos também aproveitam para renovar a pintura dos locais. Orli Pereira Cola está há dois dias pintando o jazigo onde estão enterrados seis familiares. “A gente sempre se reveza para cuidar do jazigo, desta vez fui eu que fiquei como responsável para mantê-lo organizado”, ressalta Orli.


No cemitério Cruz das Almas a movimentação também foi intensa. Vera Liz veio de Porto Alegre para cuidar do túmulo onde estão enterrados os seus pais. “Minha irmã que mora em Lages e sempre fazia este trabalho está doente, então eu vim ajudar a limpá-lo”, comenta Vera.
Nos dias 1º e 2 de novembro os cemitérios serão abertos somente para visitação, no horário das 7 horas às 19 horas, sem fechar ao meio dia.



Foto: Silviane Mannrich

Nenhum comentário: