quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Suspeito de furto, “Buiú” é amarrado a poste

Lages, 31/10/2012, Correio Lageano, por Adecir Morais




Wolnei Messias de Jesus, o “Buiú”, de 26 anos, foi detido por moradores e amarrado a um poste até a chegada da Polícia Militar (PM). O fato inusitado ocorreu na noite da última segunda-feira (29), por volta das 20h15min, no bairro Vila Esperança, em Lages.




Conforme a PM, Buiú estava amarrado na rua Generoso Paes de Farias, depois de invadir uma residência próxima do local para furtar um DVD. Ao presenciar o fato, o dono do imóvel conseguiu detê-lo na casa de um vizinho enquanto tentava fugir, e o amarrou com uma corda a um poste até a chegada da polícia.




Preso em flagrante, Buiú foi conduzido à Central de Polícia, no Centro, mas antes precisou ser levado à emergência do Hospital Nossa dos Prazeres para curativos, já que depois de ser detido, foi espancado por moradores que ficaram revoltados com o furto, e sofreu ferimentos no rosto.




Os moradores denunciam que os furtos a residências no bairro têm sido frequentes, assim, cobram uma maior ação da polícia para coibi-los. “Não é fácil. A gente trabalha tanto para levar as coisas para dentro de casa, e de repente entra ladrão e leva tudo”, lamenta a vítima de Buiú, que preferiu não se identificar.




O bairro Cristal, perto do Vila Esperança, também vem sofrendo com a onda de furtos a casas. O presidente da Associação de Moradores, João Moraes, afirma que somente nos últimos seis meses dezenas de residências foram alvos dos marginais.




“Eles (ladrões) ficam negaceando o morador sair para invadir a sua casa. Ninguém pode mais passear ou ir para o trabalho, senão o prejuízo é certo. Quando alguém sai para trabalhar, outro tem que ficar cuidando”, revela Moraes, observando que os ladrões atacam a qualquer hora do dia.




Moraes revela que ele próprio já foi vítima dos ladrões. “Eles entraram na minha casa duas vezes e levaram um montão de coisas”, conta, destacando que os objetos mais visados são televisores, DVD e aparelhos de som.





Ladrões aterrorizam moradores





Moraes acredita que os furtos vêm sendo praticados por um mesmo bando. Dentre os suspeitos estão Buiú, além de Beto e Bode, que também estão agindo na região. “É esse grupo que vem aterrorizando não só o Cristal, como também todos os bairros da redondeza”, diz.




Para tentar minimizar as ocorrências, o presidente adianta que quer conversar com o responsável pela Polícia Comunitária da região, para agendar uma reunião a fim de discutir o assunto e cobrar providências das autoridades. “Do jeito que está não dá. Alguém tem tomar uma providência”, finaliza.




O bairro Cristal possui aproximadamente 470 residências, e é um dos mais carentes de Lages. Lá moram cerca de 1.400 moradores. No local, a violência e a falta de infraestrutura, como esgoto a céu aberto, são predominantes.



Nenhum comentário: