quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Vigilante entrega a chave ao novo prefeito

Vigilante entrega a chave ao novo prefeito
 Palmeira e  Bocaina do Sul, 03/01/2013, Correio Lageano, por Suzani Rovaris


Dois prefeitos da Serra Catarinense ignoram a liturgia do cargo e não fazem a passagem de comando aos sucessores



O dia 1º de janeiro de 2013 deveria ser uma grande festa democrática, pois marca a posse dos prefeitos eleitos. Porém, dois fatos inusitados ocorreram na Serra Catarinense. Os ex-prefeitos de dois municípios ignoraram a liturgia do cargo não entregaram as chaves das prefeituras aos seus sucessores.



Em Palmeira, o prefeito empossado, José Valdori Hemkemaier, recebeu a chave do ex-secretário adjunto de Finanças, Odair José Albano. Em Bocaina do Sul, a ex-prefeita, Marta Regina Góss deixou a chave para o guarda da prefeitura entregar ao prefeito que assume, Luiz Carlos Schmuler.



De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Lages, Gilmar Duarte, nenhum tipo de punição é prevista na Justiça Eleitoral, caso não ocorra oficialmente a transição de cargos entre os gestores públicos. Porém, faz parte do protocolo político o prefeito que está saindo entregar ao novo as chaves da prefeitura e a faixa para transmissão de cargo, além de repassar todas as informações sobre a situação do município.


Troca de comando feita por secretário


O prefeito de Palmeira, José Valdori Hemkemaier, foi empossado na terça-feira, e ato de transição do cargo e a entrega das chaves deveriam ocorrer na prefeitura logo após a cerimônia de posse, mas o ex-prefeito Osni Francisco de Souza não apareceu.



Por volta das 22 horas, Hemkemaier recebeu uma ligação em casa pedindo que fosse à prefeitura. Então, as chaves foram entregues pelo ex-secretário-adjunto de Finanças Odair José Albano. O prefeito conta que o ex-secretário teria ido até a casa de Osni e convencido a repassar as chaves. Ainda de acordo com ele, Osni teria afirmado que não tinha conhecimento sobre a transição do cargo.



Empossado e com as chaves, Hemkemaier comprometeu-se em dar total atenção as áreas da agricultura e obras. O ex-prefeito Osni Francisco de Souza foi procurado para explicar o motivo de não ter entregue as chaves, mas não foi localizado por telefone.



Bocaina do Sul



Em Bocaina do Sul, houve outro fato inusitado. No dia 31 de dezembro, por volta das 23 horas, a ex-prefeita Marta Regina Góss ligou para o prefeito Luiz Carlos Schmuler e informou que deixaria as chaves com um guarda. O prefeito estava na casa dos pais quando recebeu a ligação. As chaves foram entregues na terça-feira (1º), após a cerimônia de posse, pelo guarda prefeitura.



A ex-prefeita Marta Regina Góss também não foi encontrada para explicar por que deixou as chaves com o guarda da prefeitura. O prefeito Luiz Carlos Schmuler lamenta que assume a prefeitura sem saber a situação em que se encontra a administração. “Não ocorreu transição. Todos os ofícios que encaminhamos não foram respondidos”, complementa.



Um dos principais desafios elencados pelo prefeito é a geração de emprego e renda para evitar que as pessoas se mudem para outras cidades.



Prefeito reclama de máquinas sucateadas


O patrimônio público deteriorado é uma das principais reclamações do prefeito Edelvanio Nunes Topanoti ao tomar posse em Bom Jardim da Serra. Segundo ele, os tratores estão parados e precisam de conserto e a garagem está sucateada.



“Estamos recebendo a prefeitura às escuras. Não tivemos o período de transição, pois nenhum representante da administração anterior se prontificou em nos repassar as informações necessárias”, lamenta. O ex-prefeito Ilton Machado não foi encontrado para comentar o assunto.



Foto:Divulgação

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...