quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Agentes e motoristas em conflito nas ruas



Agentes e motoristas em conflito nas ruas
Lages, 28/02/2103, Correio Lageano, por Adecir Morais



Por dia, os agentes de trânsito multam, em média, 80 motoristas nas ruas de Lages, maior parte por dirigir falando ao celular
 



Falar ao celular e dirigir ao mesmo tempo é uma das irregularidades mais comuns no trânsito de Lages. Esse tipo de infração está no centro das atenções, principalmente  após o vereador David Moro (PMDB) ser flagrado pela Guarda Municipal dirigindo falando ao telefone. O caso repercutiu em toda cidade.



De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), quem é flagrado nessa situação recebe multa de R$ 85,13 e ainda perde quatro pontos na carteira de habilitação. Mesmo assim, as penalidades parecem não impor medo nos motoristas.



Segundo a Diretoria de Trânsito (Diretran), os agentes de trânsito aplicam, em média, 80 autuações de por dia em Lages. Além do uso indevido de celular, o não uso de cinto de segurança e a falta de licenciamento dos veículos, estão no topo do ranking das irregularidades.



Para o agente Rodrigo Viecinski, a maioria das infrações ocorre devido à falta de consciência do motorista. Questões sociais, culturais e educacionais, entretanto, também influenciam o comportamento do condutor, refletindo no hábito dele no trânsito.



Sobre o fato de pessoas questionarem o trabalho dos agentes, tachando-os,  muitas vezes, de despreparados e truculentos na abordagem, ele afirma que quem procura a Diretran para reclamar são, geralmente, “os motoristas infratores”.



Nas abordagens, afirma Viecinski, os agentes sempre usam o bom senso. “Quando flagramos uma situação de desrespeito às leis de trânsito, primeiro orientamos o motorista e depois aplicamos a autuação”, diz.



O secretário municipal de Segurança das Pessoas e do Patrimônio Público, Paulo Dellajustina, garante que os agentes são orientados a fazer os motoristas cumprirem a lei. Ele admite, entretanto, que exageros podem ocorrer, mas afirma que ninguém é multado injustamente.



“Se o motorista está sendo autuado, é porque alguma infração ele cometeu. Já se está havendo inflexibilidade na abordagem – seja por parte do agente ou do motorista, aí é outra situação, mas a lei está sendo cumprida”, reforça.



Capacitação


Com o objetivo de melhor qualificar os agentes, Paulo Dellajustina informa que está em curso um processo para capacitá-los. As atividades são desenvolvidas diariamente depois do expediente em uma sala na Diretran, onde os agentes se reúnem.



Além disso, nos próximos dias, um grupo de 15 coordenadores vai participar de cursos de qualificação com renomadas autoridades da área de trânsito do Brasil, segundo o secretário. Em breve, também deverá começar um trabalho de educação junto às escolas de Lages.



Responsável pelo setor de trânsito da PM, o subtenente Ion Antunes dos Santos, confirma que o uso de telefone celular no volante é comum em Lages. “O problema é a falta de educação de nossos motoristas”, avalia, observando que a PM vê com bons olhos o trabalho dos agentes.



Vereador sugere curso



O vereador David Moro declarou ontem que, na próxima segunda-feira, irá apresentar uma moção ao Executivo questionado a metodologia de preparação dos agentes. Além disso, vai propor, no mesmo documento, que sejam realizados cursos de capacitação e de recursos humanos com os agentes da Guarda Municipal, com o objetivo de qualificá-los.



David Moro foi multado após ser flagrado por um agente de trânsito na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Lages, na tarde de terça-feira (16), quando falava ao celular enquanto dirigia.  Além da multa, a PM lavrou um termo circunstanciado contra ele, que teria desacato o agente. O parlamentar admite que usava o celular, mas nega que tenha desacatado o agente.




Foto: Arquivo/CL

Nenhum comentário: