quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Faltam 500 vagas na educação infantil

Faltam 500 vagas na educação infantil
Lages, 21/02/2013,Correio Lageano, por Núbia Garcia


A Secretaria de Educação está realizando um levantamento para tentar resolver o problema da falta de vagas em Lages



O déficit na educação infantil de Lages reduziu em relação ao ano passado, mas os números ainda são preocupantes. Atualmente, são cerca de 6.660 crianças, com idade entre 0 e 6 anos,  matriculadas na rede, mas há pelo menos outras 500 na fila de espera. De acordo com a Secretaria de Educação, não há mais vagas em nenhum centro para crianças com até quatro anos, mas ainda sobram vagas para as que têm mais de cinco anos.



As situações mais graves estão em bairros como Penha, Bela Vista e Várzea, onde foram inaugurados novos condomínios residenciais, além do Coral e Itapoã. “Nossa maior preocupação hoje é suprir a demanda que existe”, afirma a secretária de Educação, Marimilia Casa Costa Coelho.



Ela destaca que, atualmente, a secretaria está fazendo obras de reforma nos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceim’s) dos bairro Universitário e Penha, que apresentaram graves problemas estruturais. Para suprir os problemas no Ceim Vila da Criança, do Universitário, o local passa por reformas, e os alunos foram relocados para que as aulas pudessem começar.



Já no bairro Penha, está sendo executada a reforma do antigo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), para que a educação infantil, que atualmente funciona em uma casa alugada, seja transferida de local.



Marimilia explica que, em parceria com a direção do Ceim do Bela Vista, a Secretaria de Educação está em busca de um local no bairro para abrir mais vagas e suprir parte da fila de espera. “Nem sempre a gente está conseguindo colocar a criança para estudar no mesmo bairro em que a família mora, então ela é encaminhada para outro bairro”.



De acordo com a secretária de Educação, Marimilia Casa Costa Coelho, a pasta já deu início a um levantamento juntos aos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceim’s). O objetivo é conhecer a população de cada bairro, analisar a demanda e elaborar ações para suprir a demanda em cada bairro.


Creches em construção em três bairros



A construção dos Ceim’s nos bairros Várzea, Bela Vista e Penha vai auxiliar na redução das filas de espera. As obras na Várzea iniciaram no ano passado e devem ser entregues até outubro de 2013.



A ordem de serviço para o início dos trabalhos no Bela Vista deve ser assinada na próxima semana. O início das obras deve acontecer dez dias após a assinatura e o prazo para entrega é de um ano. A licitação para a construção do Ceim da Penha, está em andamento.



Já a nova sala do Ceim Alfeu Rogério de Liz, no bairro Vila Mariza, e que está sendo construído com a ajuda dos pais, deve abrir mais 24 novas vagas. Atualmente, o Ceim conta com uma turma de berçário, uma de maternal e uma de pré-escolar.



Pais põem a mão na massa e constróem sala



Cansados de esperar uma medida da prefeitura e preocupados com a falta de vagas, os pais de alunos do Ceim Alfeu Rogério de Liz e Silva, no bairro Vila Mariza, resolveram literalmente colocar a mão na massa. Juntamente com a direção, no ano passado começou a ser feita a arrecadação de materiais de construção e de verba, através da realização de eventos na própria unidade escolar.



O gestor da unidade, Ivanei Cruz Schneider, conta que, como o município não dispunha de verba para arcar com a construção de uma nova sala, a iniciativa foi tomada. A prefeitura custeou o projeto, pagou a mão de obra e vai doar o mobiliário. O restante foi feito com as doações conseguidas pela unidade.



Ivanei conta que, para agilizar a obra, alguns pais auxiliaram na construção, fazendo mutirões de trabalho nos finais de semana.



A copeira Letícia Carvalho está aproveitando a licença maternidade para cuidar da pequena Juliane, de pouco mais de um mês, e também do filho do meio, Jefferson Carvalho, de 4 anos. Ele é um dos 24 alunos que já estão matriculados para estudar na nova turma de pré-escolar do Ceim  Alfeu Rogério de Liz e Silva.



Fotos: Núbia Garcia

Nenhum comentário: