quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tentativa de assalto aumenta casos de violência no interior da Serra Catarinense



Serra Catarinense, 28/02/2013, CLMais, por Fabiana Nonjah, com informações da Delegacia da Polícia Civil de PalmeiraPolícia Militar e do IBGE



Uma tentativa de assalto frustrada na Localidade Cerro Alto, a aproximadamente nove quilômetros do Centro de Palmeira, às 21h18min desta quarta-feira (27), ampliou o número de vítimas deste tipo de crime no interior de municípios da Serra Catarinense.



O agricultor aposentado Laércio Pereira de Oliveira, de 56 anos, teve a casa invadida por dois homens encapuzados. Um deles armado com um pistola, descrita pela vítima como semelhante a uma 765. Ele foi rendido e amarrado. O assalto só foi impedido porque Oliveira conseguiu se soltar e correr até a casa de um vizinho para pedir ajuda.



O boletim enviado à imprensa pela Polícia Militar (PM), relata que o agricultor se soltou enquanto os homens carregavam objetos de dentro da casa para o seu carro. O vizinho, que segundo a Polícia Civil, reside a 300 metros da casa invadida, acionou a polícia. Ao chegarem ao local, policiais militares encontraram o televisor, aparelho de som, dois botijões de gás, uma extensão, uma serra e uma roçadeira dentro do carro do agricultor. Os supostos assaltantes já tinham fugido.



Oliveira, que mora sozinho, não soube informar outras características dos dois homens. Disse que durante a tentativa de assalto mandavam que não olhasse para eles. Os suspeitos não foram localizados até a manhã desta quinta-feira (28).



Ao CLMais, a Polícia Civil explicou que a localidade tem apenas quatro moradias. Se não pedisse socorro ao vizinho da casa a 300 metros da sua, o agricultor teria que caminhar pelo menos um quilômetro para encontrar ajuda de outros dois vizinhos. Para chegar até a sede da Polícia Militar e à delegacia da Polícia Civil, quem vive na comunidade precisa percorrer os nove quilômetros até o Centro de Palmeira ou contar com comunicação via celular, pois em Cerro Alto não existe telefone fixo.



Ainda segundo a Polícia Civil, Palmeira não registrava assalto à residência há pelo menos seis anos, quando um casal de idosos foi executado por criminosos.




O município de Palmeira

O município tem 2.373 habitantes, (dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE). Fica a 10 quilômetros de Otacílio Costa e a 30 quilômetros de Lages. É uma cidade pacata que tem na agricultura sua principal fonte de renda. A PM, por exemplo, mantem apenas dois policiais por plantão para atender toda a área do município. Além das Policias Civil e Militar, Palmeira conta apoio de uma base da Polícia Militar Rodoviária, na SC-425.



Assaltos no interior estão mais frequentes

Os assaltos à casas no interior de municípios da Serra Catarinense estão mais frequentes e provocam insegurança de quem vive nessas localidades. Há 15 dias, mãe e filha foram mortas dentro de casa, na estrada que leva à Localidade Morro do Chapéu, a três quilômetros do Centro de Campo Belo do Sul. As vitimas eram esposa e sogra do secretário municipal da Agricultura, Edemar Pletsch. Até agora, ninguém foi preso.





No dia 14 de janeiro, um casal de idosos e o filho deles, foram rendidos, amarrados e mantidos presos em uma banheiro por três horas, enquanto as casas deles (que ficam no mesmo terreno) foram roubadas. O assalto aconteceu na localidade São Pedro, em Correia Pinto. Os criminosos usavam fardas parecidas com a da Polícia Militar. Dois homens e uma mulher foram presos.





No dia 22 de setembro de 2012, outro casal de idosos foi encontrado morto em casa, na Localidade, na Localidade Mato Queimado, a 30 quilômetros do Centro de Campo Belo do Sul. Um afilhado do casal e outros três homens foram presos. Neste caso, ocorreu assalto, mas teria sido para despistar o motivo das mortes planejadas pelo afilhado porque o casal teria denunciado roubos que o grupo praticava no interior do município.




Em 10 de julho de 2012, dois homens assaltaram a casa de um cardiologista em São Joaquim e queimaram as mãos da emprega doméstica da família com ferro quente. Eles roubaram R$ 20 mil. O crime aconteceu no bairro Monte Carlos.





Em dezembro de 2012, o corpo do dono de uma churrascaria em São Joaquim foi encotrado na Localidade Domingos Borges, a 18 quilômetros do Centro do município. Dois homens foram presos por planejar e executar o assalto que resultou na morte de Tadeu Lopes.



Na semana passada, em uma operação conjunta da PM, Polícia Civil e PRF, houve perseguição e troca de tiros com quatro assaltantes que furtaram um carro de uma revendedora em São José eassaltaram uma casa na Localidade Rio Lessa, a cinco quilômetros do Centro de Alfredo Wagner. Um casal foi rendido e amarrado, mas conseguiu escapar e pedir ajuda para familiares, que avisam a polícia. Os assaltantes foram levados para Florianópolis por três helicópteros da Força Policial do Estado.



Fotos: Arquivo CL e Divulgação

Nenhum comentário: