terça-feira, 23 de abril de 2013

Cozinha comunitária está quase pronta



Cozinha comunitária está quase pronta
Lages, 24/04/2013, Correio Lageano, por Núbia Garcia 



Obras tiveram início em junho de 2009 e atrasaram por problemas como a licitação de materiais e a aprovação de documentos.




Quatro anos após o início das obras, a inauguração da Cozinha Comunitária da Creche Lar do Caminho, no loteamento Vila Esperança (bairro Guarujá), finalmente tem previsão. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, 90% da obra estão concluída, 70% dos equipamentos necessários já foram comprados e a inauguração deve acontecer no próximo dia 30 de junho.



As obras começaram em junho de 2009 e foram paralisadas por problemas na aprovação de documentos e com a licitação de materiais, além da contestação quanto à qualidade dos materiais utilizados. Por estes e outros entraves, a obra que inicialmente deveria ser entregue em junho de 2010, atrasou.



A cozinha comunitária está sendo construída com verba proveniente do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O investimento do Ministério é de aproximadamente R$ 450 mil e a contrapartida do município foi a doação do terreno, que na época custou cerca de R$ 150 mil.



De acordo com o secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, ainda falta ser finalizada a licitação para compra de alguns equipamentos, como freezer, fogão industrial, cortador de legumes, centrífuga industrial para sucos, balança digital e três mesas para refeitório, além de materiais de consumo, como bandejas, aventais, luvas, garfos, facas, pratos.



“É questão de licitação que tinham feito no ano passado e não deu certo. Mas a gente já encaminhou para a Caixa Econômica e a licitação vai acontecer em breve”, afirma. Móveis como as pias já foram comprados, mas segundo o secretário, só serão entregues quando o restante dos equipamentos forem adquiridos.



150 famílias vão ser beneficiadas


A cozinha comunitária atenderá diretamente as 50 crianças que estudam na Creche Lar do Caminho. Ambas (creche e cozinha) são mantidas pelo Grupo Espírita Obreiros da Nova Era. De acordo com o auxiliar administrativo da creche, Olavo Rodrigues Júnior, de segunda-feira a sexta-feira são servidos almoços para as 50 crianças e 30 idosos da comunidade além dos funcionários da creche.



Por volta das 16h30min, é servido o “sopão”, em parceria com o Lages Sem Fome, para cerca de 70 famílias. Além disso, aos sábados acontece o programa de evangelização, que atende aproximadamente 90 crianças e adolescentes. Todas recebem almoço feito pelos voluntários.



Segundo Olavo, enquanto a obra não é concluída e os materiais necessários não são entregues, eles se viram como podem. “A gente está usando os móveis que a gente já tinha e um fogão industrial emprestado”, completa.




Foto:Núbia Garcia

Nenhum comentário: