sábado, 11 de maio de 2013

Chamas se alastram e atingem reflorestamento


Chamas se alastram e atingem reflorestamento
Lages, 11 e 12/05/2013, Correio Lageano



Para limpar o local, dono da propriedade colocou fogo em restos de árvore e galhos secos. Vento contribuiu com o acidente



Mais de seis horas de trabalho, dez homens, quatro viaturas do Corpo de Bombeiros e mais um carro administrativo foram necessários para o trabalho de controlar o fogo em uma área de, aproximadamente, 40 mil metros quadrados, na localidade Lambedor, no interior do município de Lages, durante o dia de sexta-feira (11).



O tenente Arthur Roberto Vogel Filho, comandante Interino do Corpo de Bombeiros de Lages, coordenou a operação. Ele contou que o proprietário da terra havia feito corte de parte dos pinheiros de seu reflorestamento de pinus e para limpar a área colocou fogo nos restos de galhos e madeiras. Em função do vento e da terra muito seca, o fogo se alastrou e ficou fora de controle, atingindo as toras empilhadas e parte das árvores que não foram cortadas. “Os pinheiros não queimaram por completo porque ainda estavam muito verdes”, comentou o tenente.



Correio Lageano tentou acompanhar o trabalho dos bombeiros, mas foi impedido pelo dono da propriedade. Ao chegar próximo à área, onde havia muita fumaça, o Correio Lageano conversou com um homem. Ele não se identificou, mas disse ser proprietário do local. Acrescentou que havia colocado fogo para fazer limpeza do solo.



O homem informou, também, que não se tratava de um incêndio e que a prática é comum na região. Mesmo assim, pediu socorro ao Corpo de Bombeiros para controlar as chamas que, segundo moradores das proximidades, iniciaram no início da manhã. Falou, então, que a estrada não dava acesso ao local atingido e bloqueou a passagem da equipe.



Foto: Arthur Roberto Vogel Filho/Divulgação

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...