sexta-feira, 31 de maio de 2013

Paisagens brancas no amanhecer da Serra Catarinense

Paisagens brancas no amanhecer da Serra Catarinense
Serra Catarinense, 01 e 02/06/203, Correio Lageano, por Joana Costa




Com mínima de -6,2ºC, Urupema volta a ser destaque pelo frio. Em São Joaquim, a geada permitiu brincadeiras com o gelo acumulado sobre o capô dos carros



A geada cobriu de branco o amanhecer de ontem na Serra Catarinense. A mínima registrada foi em Urupema, onde os termômetros marcaram -6,2ºC. Em Lages a mínima foi de -0,5ºC. A partir deste sábado, o tempo muda e uma frente fria e úmida traz chuva.



Em São Joaquim, o gelo formado sobre o capô dos carros permitiu que os moradores brincassem, fazendo bonecos de gelo. No entanto, o frio seco deve dar lugar a uma frente fria úmida. O tempo muda neste sábado em toda a Santa Catarina, com o aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva durante a tarde e noite. A partir de domingo, o tempo volta a ficar aberto. Porém, o frio deixa de ser tão intenso a estimativa é de mínima de 0ºC a 2ºC na região e máximas de 16ºC a 18ºC, no sábado.




O engenheiro agrônomo do Climaterra, Ronaldo Coutinho do Prado, não descarta a possibilidade de  formação de temporais com a nova frente fria. Há risco de granizo e o vento pode chegar aos 70 km/h. Pode ter volumes acima dos 50/100 mm em vários pontos da região e nevoeiro isolado. “Na realidade já tem essa nebulosidade, o dia pode começar com chuva, no decorrer do sábado o tempo muda”, declara.



A geada pode ocorrer durante o final de semana, mas é difícil de ser percebida, em função da nebulosidade. A geada é mais forte em noites com o céu aberto. “As nuvens é como se fossem um cobertor, se você dorme sem cobertor passa frio, o cobertor retém um pouco mais o calor”, compara Coutinho.




Para ele, o inverno este ano está sendo rigoroso. Até o momento foram 23 dias com temperaturas negativas e a geada de sexta-feira foi a 33ª do ano. A neve deve se fazer presente nas próximas semanas. “É difícil o ano que não neva”, acrescenta. O frio tende a ser mais forte neste final de outono e início de inverno.



A previsão é que a neve chegue à região neste mês, podendo ocorrer até o começo de setembro. “Estatisticamente estamos num período de retorno das nevadas mais intensas no topo da serra”, acrescenta Coutinho.  



O inverno será favorável para as culturas de inverno, especialmente aquelas que entram em período de dormência. No entanto, o alerta fica para a cultura de frutas de caroço, como a ameixa e o pêssego, pois o inverno antecipado pode ocasionar a brotação antecipada.




Frio e turismo caminham lado a lado



Foram as baixas temperaturas que tornaram a Serra Catarinense conhecida em todo o Brasil. No entanto, os municípios da região têm investido em outros atrativos para conquistar os visitantes que vêm para a região nos meses gelados.



Quem tem se destacado por registrar as temperaturas mais baixas é Urupema. A secretária de Turismo no município, Mafalda Aparecida Pagani, destaca que o frio ainda é o grande atrativo do município. As pousadas passam a criar outras opções para manter os visitantes. “O pessoal está se organizando no interior e na cidade, os hotéis estão prontos para receber essas pessoas”, afirma.



Já em São Joaquim, o secretário de Turismo, Eduardo Sobânia, destaca o enoturismo como um dos atrativos que vem chamando atenção dos turistas, que deixam de ir para a cidade apenas quando há previsão de neve. “Na verdade, o frio vai continuar sendo o principal atrativo na serra, mas tem muitos turistas procurando o vinho, a questão da maçã, visitação em pomares, uma série de outros atrativos”, declara.



Em Lages, o secretário Flávio Luiz Agustini aponta o turismo rural como o diferencial do município. Em clima de Festa do Pinhão a gastronomia também entra em cena.  “Tem o pinhão, a truta e o frescal, o quentão, as pessoas do litoral vêm para curtir isso”, afirma. Segundo Agustini, no momento não existem registros da taxa de visitantes no último ano em Lages, mas a intenção é realizar o trabalho a partir deste ano.




A natureza é um dos grandes destaques em Urubici, como ressalta o secretário de Turismo, Paulo César Nunes. Porém, lá o Morro da Igreja continua sendo o maior atrativo, tendo registrado 110 mil turistas no ano passado. A estimativa, segundo Nunes, é que este número cresça em 20% em 2013.



 “A gente tem sentido que em Urubici o turismo é o ano todo, tem esporte de natureza, como caminhadas, cavalgadas, trilhas, montanhismo, bike, motos, tudo isso dá para fazer aqui”, acrescenta.

Previsão

sábado
domingo
Município
Mínima
Máxima
Mínima
Máxima
Lages
 *4/6ºC
14/16ºC
12ºC
19ºC
Urupema
 0/2ºC
12/14ºC
10ºC
16ºC
São Joaquim
 *0/2ºC
12/14ºC
10ºC
16ºC
Urubici
 7ºC
17ºC
13ºC
19ºC
Bom Jardim da Serra
 6ºC
15ºC
11ºC
 17ºC
Painel
 6ºC
16ºC
 11ºC
18ºC
Otacílio Costa
7ºC
17ºC
 12ºC
19ºC
Correia Pinto
8ºC
18ºC
13ºC
20ºC




Mínimas desta sexta-feira


Lages  -0,5ºC
São Joaquim  -3,4ºC
Urupema  -6,2°C
Bom Jardim da Serra  -5ºC
Painel  1,8ºC




Foto: Marília Oliveira/Divulgação

Nenhum comentário: