sexta-feira, 31 de maio de 2013

Uma festa e duas primeiras rainhas

Uma festa e duas primeiras rainhas
Lages, 01 e 02/06/203, Correio Lageano, por Silviane Mannrich


Uma é da festa nacional e a outra da primeira edição.



Rosângela Roman Pereira foi rainha da Festa Nacional do Pinhão em 1990, quando tinha 18 anos. Ela participou do concurso de Miss Lages no dia 10 de maio de 1990 e ficou com o segundo lugar, recebendo o título de rainha da Festa.


Na época, a divulgação era mais regionalizada, a realeza viajava apenas para a capital catarinense. A festa tinha duração de quatro dias e era bem mais tradicionalista. Ela também não tinha o suporte que a realeza tem atualmente. Recebia os trajes, mas a produção ficava por conta delas.



“Nós não tínhamos noção de que a festa se tornaria tão grande. No parque tinha espaço para acampamento, havia concurso de chula, trovas, gineteada e os bailes aconteciam no parque e também no clube 14 de Junho”, comenta Rosângela.



O lançamento da Festa era realizado com um desfile com carros alegóricos. A rainha e princesas desfilavam em cima de um deles e era distribuído pinhão cozido para o público. “Durante a festa havia uma diversidade de pratos com base de pinhão, como macarronada, pizza e frango com pinhão. Também tinha o concurso de pratos típicos.



As pessoas iam com as famílias para almoçar no parque. Lembro também do show do Dante Ramon Ledesma, que até hoje se apresenta na festa”, comenta Rosângela.
Ela lembra, ainda, que os turistas gostavam de vir para Lages, comprar roupas tradicionalistas e chapéu. “Era muito bonito de ver todo mundo vestido a caráter”, comenta a ex-rainha.




Rosângela ficou tão feliz de poder representar a festa que enviou uma carta de agradecimento para a imprensa. Na edição do Correio Lageano dos dias 2 e 3 junho de 1990, a carta foi publicada na coluna de Rita Baggio.



A outra primeira rainha


Ana Luiza Ramos Floriani de 57 anos, foi a primeira rainha da Festa do Pinhão, há 40 anos, quando a festa ainda não tinha o status nacional. Ela foi convidada juntamente com Aurora Waltrick e Nereida Scur, as princesas da festa, para divulgarem o evento. Naquela época não havia concurso para receber o título, bastava apenas estar na festa.


Curiosidades sobre a festa de 1990

• Aconteceu de 24 a 27 de maio;
• Público de 118 mil pessoas;
• Mais de 100 barracas instaladas;
• 36 pratos feitos com o pinhão;
• Foram consumidas 40 toneladas de pinhão;
• 1200 caixas de cerveja;
• 950 caixas de refrigerante.



Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: