terça-feira, 30 de julho de 2013

Após polêmica, biblioteca será mantida aberta ao meio-dia

Após polêmica, biblioteca será mantida aberta ao meio-dia
Lages, 31/07/2013, Correio Lageano, por Afonso Rodrigues




Depois da polêmica, o entendimento. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (30) a coordenação da Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo e a Secretaria de Educação de Lages acertaram a posição já adiantada na terça-feira pela gerente do espaço, Rosane Ramos, de que não haverá mais a mudança de horário no funcionamento da biblioteca. De acordo com Rosana, a Biblioteca vai continuar a funcionar no atual horário. “Tudo vai ficar no mesmo horário, conforme informado ontem”, disse.




A mudança chegou a ser cogitada pela secretária de Educação, Marimília Casa Costa Coelho, que disse na terça-feira buscar reduzir custos com a mudança no horário de funcionamento de alguns departamentos da pasta. “Estamos fazendo um estudo de toda a rede da educação, mas essas coisas demandam um pouco de tempo. Mas quando tivermos algumas novidades, informaremos”, disse a secretária, sem dar maiores detalhes.



Cartaz


Apesar da colocação do cartaz na porta da biblioteca que informava os novos horários de funcionamento, a partir do dia 5 de agosto, segundo Marimília, em nenhum momento foi decidido que haveria de fato a redução no horário. “Em nenhum momento foi questionado de fechar. O que nós queríamos era realmente saber se ela estava sendo usada ou não”, afirmou.



Sobre a economia que poderia ser feita, caso houvesse mudança no horário de funcionamento do espaço, Marimília disse que a redução se dará de outra forma. “Vamos economizar reorganizando os funcionários. Nessa readequação do horário dos funcionários, vamos conseguir as duas coisas: continuar atendendo a comunidade, que é o primeiro princípio da Biblioteca, e fazer alguma economia, remanejando funcionários para outros setores, sem precisar novas contratações”, aponta.



Secretaria quer incentivar os leitores a usar o espaço



Segundo a secretária, um outro estudo deve ser feito para propor uma campanha incentivando as pessoas a utilizar mais ainda o espaço, principalmente no começo e final da tarde. “Futuramente, vamos pensar com o pessoal uma campanha para que seja mais utilizada a biblioteca, tanto no horário do almoço como das 18 às 19 horas que é quando ela também funciona”, comenta. “O objetivo é atender a população e por isso ela vai continuar no mesmo horário”, reforçou.




Além disso, alguns funcionários da biblioteca devem ir para outros setores da pasta. “Alguns funcionários serão transferidos para outros setores, porque todos terão que fazer oito horas, que é o horário do funcionamento da secretaria de educação”, comenta. A abertura do espaço no sábado, porém, ainda não ficou definida. “Com certeza isso demandaria mais funcionários”, avalia



Foto: Afonso Rodrigues

Nenhum comentário: