sexta-feira, 26 de julho de 2013

Lixo nas ruas não é só problema da prefeitura

$alttext
Anita Garibaldi, 25/07/2013 Correio dos Lagos

 Durante a semana passada os moradores de Anita Garibaldi perceberam que alguma coisa estava errada com a coleta de lixo. O caminhão que passa pelas ruas da cidade não deu as caras durante alguns dias, por isso o lixo se acumulou nas lixeiras, e foi espalhou pelo chão com a ajuda de alguns cães e gatos de rua.
Essa não é a primeira vez que problemas com a coleta acontecem, somente no ano passado durante os meses de maio e junho situações semelhantes foram registradas. Entretanto, mesmo que essa situação não seja inédita, ainda há gente que não aprendeu as lições passadas, que não pegou as manhas para guardar o lixo corretamente enquanto a coleta não é reestabelecida.
De acordo com Miguel Duarte de Jesus, responsável pela secretaria de obras anitense, a coleta não foi feita como de costume na semana passada porque o veículo que faz o trabalho estava com problemas mecânicos. “O pagamento da empresa está em dia, o problema foi com o caminhão, que estava quebrado. Mesmo assim, a coleta reiniciou no Bairro Borges ainda na sexta-feira da semana passada e agora já está regularizada”, disse Miguel. Portanto, mesmo com alguns contratempos, no final de semana passada as lixeiras já estavam sendo limpas.
É importante lembrar que para tudo na vida há um momento, inclusive para colocar o lixo do lado de fora de casa. Caso os dias em que o caminhão passa - segunda, quarta e sexta - não sejam respeitados, sempre vai sobrar para alguém de boa vontade recolher a sujeira.
Mesmo com a coleta de lixo reestabelecida, na manhã de sábado, Simone Fanni, moradora da Rua Frei Rogério, incomodada com a situação encontrada em frente à Igreja Matriz Santa Bárbara, ajudou a recolher os detritos espalhados pelos cães ao redor de uma lixeira abarrotada. “Os moradores sempre deixam o lixo depois que o caminhão passa. Isso é um problema muito grande, principalmente num dia como hoje, porque a sujeira fica espalhada pela rua o final de semana inteiro se a gente não recolher. Já conversei com alguns moradores, mas eles parecem não se importar com a situação. Nesse caso, não é culpa da prefeitura, porque a coleta aqui foi feita. Os culpados são os moradores que depositam o lixo fora do horário”, disse Simone.
 
Lixo espalhado no interior
 
Há anos que o Correio dos Lagos recebe denúncias sobre lugares no interior de Anita Garibaldi que viram depósitos irregulares de detritos. Mesmo assim, ainda há pessoas que, sem nenhum constrangimento, continuam com essa prática indevida.
No início do ano passado, por exemplo, o jornal publicou uma matéria mostrando a situação imunda das margens de uma das estradas que dão acesso ao interior do município pela SC-390. O local, conhecido como “Desvio” era um depósito de lixo a céu aberto, e até hoje continua sendo. O problema não foi resolvido e parece ter se agravado, o que indica que há pouco ou nenhuma fiscalização dos órgãos competentes sobre essa situação.
A maioria dos detritos jogados por lá é composta de roupa, algumas em estado ainda aproveitável. Nessas últimas manhãs frias, as vestimentas, que para alguns foram consideradas lixo, ainda poderiam ajudar a aquecer outras pessoas. Numa situação assim, há um duplo peso na consciência de quem polui.

Nenhum comentário: