segunda-feira, 8 de julho de 2013

Prefeitura volta atrás e cancela cortes

Prefeitura volta atrás e cancela cortes
Lages, 09/07/2013, Correio Lageano, por Susana Küster



Quatro araucárias seriam cortadas no domingo, mas secretaria quer um laudo do curso de engenharia florestal do CAV




O corte de quatro araucárias, que seria feito no domingo, foi cancelado após uma onda de comentários contrários pelo Facebook. Mas segundo a Secretaria do Meio Ambiente de Lages, o adiamento não está ligado aos protestos pela internet.



O secretário Mushue Hampel pediu laudo mais preciso para ao curso de engenharia florestal, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc). Na sexta-feira, a prefeitura havia anunciado os cortes das árvores, localizadas no terreno onde ficam as secretarias de Infraestrutura e do Turismo (antiga Sens Tratores), na avenida Presidente Vargas, em Lages.



 O corte aconteceria devido a um lado da Defesa Civil, que constatou problemas nas  araucárias. O documento afirma que as árvores estão infestadas de brocas (insetos perfuradores).



Hampel diz que não é favorável ao corte, mas aceita se há risco de dano ao patrimônio ou à vida das pessoas. “Quando foi divulgado o corte, muitas pessoas reclamaram e outras aceitaram. Nossa secretaria respeita a opinião das pessoas, não somos donos da cidade. Por isso vamos buscar um laudo mais preciso”, comenta.



Somente depois do laudo do CAV, a secretaria decidirá pelo corte ou não. Caso aconteça o corte, parte da madeira será aproveitada pela Secretaria da Agricultura para confeccionar caixas de abelha.




O restante do material ficará na Secretaria de Infraestrutura, que o utilizará nas diversas atividades de urbanização da cidade. O novo laudo ainda não tem data definida.



Foto: Susana Küster

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...