quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Biblioteca Pública comemora 61 anos nesta quarta-feira

Fundada no dia 30 de outubro de 1952, o espaço se confunde com outras riquezas da cidade, as belezas naturais do Tanque, um dos principais cartões postais de Lages
Dois mil visitantes passam pela biblioteca pública todos os meses, em média (Fotos: Daniele Mendes de Melo)
Dois mil visitantes passam pela biblioteca pública todos os meses, em média (Fotos: Daniele Mendes de Melo)
Nada melhor do que comemorar o aniversário de 61 anos da Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo sublinhando seus números de sucesso. O acervo do espaço, administrado pela Secretaria de Educação, compõe-se de mais de 25 mil títulos de literatura e referência, mais de 28.220 periódicos (jornais e revistas), 908 títulos e CDs no acervo em braile, além de mais de 7.520 discos no acervo musical, sendo 3.524 LPs e mais de 3.995 compactos, enquanto do acervo audiovisual fazem parte mais de 535 vídeo cassetes, CDs e DVDs.
O atendimento na biblioteca, rua Zeca Neves, no parque Jonas Ramos (Tanque), acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, sem intervalo ao meio-dia. O contato para dirimir dúvidas pode ser feito pelo número 3223-8057, pelo e-mail biblioteca@educacaolages.sc.gov.br ou no link do Facebook: www.facebook.com.br/biblioteca.carlosdorvalmacedo. Mensalmente, o movimento gira em torno de dois mil visitantes, com 15.705 sócios cadastrados, segundo a gerente Rosane Borges Branco Ramos, e intensa movimentação no laboratório de informática para pesquisas. Em 2012, mais de 12.720 pessoas usufruíram do laboratório. 
                                                                                                                                     
Há uma extensão da biblioteca no Ponto de Leitura Rita de Cássia Proença, no interior do Terminal Urbano, no Centro, com atendimento no mesmo horário da biblioteca. Contato pelo 3224-6343 ou pelo e-mail pontoleituralages@hotmail.com. No Ponto de Leitura existem 1.461 títulos, além de periódicos em menor quantidade. Nesse local estão cadastrados 746 sócios.
Para realizar empréstimos de livros, tanto na biblioteca, quanto no Ponto de Leitura, se faz necessário um cadastro de sócio e a carteirinha é emitida a partir da apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência e contribuição de R$ 6,00. São liberados dois livros por vez para leitura em até dez dias. “Somos o elo entre a comunidade e o mundo da literatura. Um baú de possibilidades se desvenda a partir das letras. Quem lê se respalda em conhecimento contínuo, conquista novos ares, abraça o mundo em longas distâncias”, avalia a gerente.
Ela comenta que os encontros da Associação Lageana de Escritores (ALE) são sediados pela biblioteca, assim como da Escola de Pais, do projeto de contação de histórias “Encontros e Encantamentos” e de xadrez, com jogos semanais (ambos da Educação). Na biblioteca acontecem também atividades promovidas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).
Todo semestre é divulgada a lista de livros necessários para os vestibulares do Sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Nós ajudamos os estudantes em preparação para a faculdade e atualizamos o acervo de acordo com as universidades. Nossa intenção é estabelecer parcerias em nível regional e estamos acessíveis a conversações para ampliar a colaboração a diferentes comunidades”, assegura Rosane.

Nenhum comentário: