segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ponte de madeira está torta e ameaça a segurança das pessoas

Ponte de madeira está torta e ameaça a segurança das pessoas
Lages, 08/10/2013, Correio Lageano, por Joana Costa




A sensação é de medo para os motoristas e moradores que passam pela ponte de madeira da rua Antônio Esteves Júnior, no bairro Guarujá, Lages. A antiga estrutura, de aproximadamente cinco metros de extensão, está com a base podre e entorta quando veículos pesados passam sobre ela.



Basta caminhar pela ponte para sentir que está insegura, visivelmente desnivelada e baçlançando. A situação se complica com a passagem de veículos. Na base da ponte, as tábuas de madeira da estrutura estão tomadas por cupim e apodrecendo. “Quando passa um caminhão pesado, ela cede, enverga inteira”, ressalta a dona de casa Amélia Silva, moradora da rua há mais de 30 anos. Os caminhões têm evitado passar pelo local. “Já avisei os meninos do caminhão do lixo para descerem quando o caminhão atravessar, porque se a ponte cair, o caminhão cai em cima deles”, diz.



Amélia explica que a rua de terra recebeu melhorias há pouco tempo, mas a ponte não foi alvo dos reparos. “Até as máquinas da prefeitura também não tinham coragem de passar”, acrescenta. Da última vez que a estrutura foi reformada, segundo Amélia, apenas as tábuas de madeira da superfície foram trocadas, mas a base foi esquecida. “Isso faz um tempinho, por baixo está tudo podre”, diz.


Desvio: Para o representante comercial Rudenei Kammradt, dono de caminhão que precisa transitar pela rua, a ponte de madeira é um risco. “Não tem placa indicando o peso máximo que ela suporta”, reclama. Ele explica que optou por desviar a rota para chegar no seu estabelecimento. “Eu faço o desvio, mas seria mais simples passar pela rua, é o caminho mais curto”, completa.



Projeto quer extinguir pontes de madeira


Ao ser informado sobre o problema da ponte da rua Antonio Esteves Junior, no bairro Guarujá, em Lages, o secretário de Infraestrutura, Joel Netto Momm, disse que vai enviar equipes até o local para avaliar a situação da ponte e fazer os reparos necessários.



Segundo ele, este não é o único caso de ponte no município de Lages que precisa de atenção. “Nós estamos fazendo um levantamento da situação das pontes que estão na área urbana que estão precisando de reforma e vamos incluir esse caso”, afirma.



De acordo com o secretário, em muitos locais, as pontes são danificadas pela retirada de material das cabeceiras. “Tem gente que pega a madeira da ponte no inverno para usar como lenha”, explica.



Momm acrescenta que, no momento, a secretaria está trabalhando em projeto que deverá ser apresentado no final do ano, onde se pretende substituir, gradativamente, todas as pontes de madeira existentes na cidade por pontes de concreto, que são mais resistentes. “Queremos desmanchar as pontes de madeira e fazer todas de concreto para ter maior durabilidade”, completa.


  Foto: Joana Costa

Nenhum comentário: