quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Rompimento de adutora deixa Capão Alto sem água

Capão Alto, 01/11/2013, Correio Lageano, por Susana Küster




Os 2.700 moradores de Capão Alto ficaram sem água na manhã desta quinta-feira (31) e em parte da tarde. O motivo foi o rompimento de uma adutora de água, que estava no mesmo local da rede de água pluvial na SC-390, onde está sendo feita uma obra de revitalização.



Esta adutora foi instalada no local há mais de três décadas, porém não consta no documento no qual a construtora se baseia para trabalhar. É a segunda falta de água no município em menos de um mês, e pelo mesmo motivo.




O diretor da construtora CCL, Francisco Pereira Filho, que executa o trabalho, explica que no projeto não constava a rede de abastecimento de água no mesmo local da rede pluvial. “Essa ligação está errada, poderia até estar ali, mas com um revestimento reforçado com concreto, não do jeito que está, somente o cano”, argumenta.




Ele frisa que a empresa  está com todas as licenças e autorizações para fazer a obra estadual. “Fomos autorizados, mas vamos comunicar por escrito, aonde que precisaremos ir para continuar a obra e evitar mais problemas à população”, salienta.




Casan

O chefe da agência regional da Casan, Alceu Dias Antunes, alega que a construtora responsável pela recapagem da rodovia deveria ter comunicado à Casan onde iria trabalhar.




Antunes afirma que tem conhecimento do uso do espaço da rede pluvial para o abastecimento de água na cidade, mas diz que isso nunca foi um problema. “Não sabíamos que eles iriam mexer na rede, senão teríamos comunicado que o espaço era usado para a rede de água também”, alega.




Para evitar maiores danos à população de Capão Alto, o chefe regional da Casan, assegura que o engenheiro do órgão vai conversar com a construtora e entrar em um acordo.



O engenheiro sanitarista da Casan João Paulo de Sá enfatiza que a construtora precisa apresentar um projeto no órgão antes de fazer qualquer interferência na rede pública. “É até passível de multa, pois existe uma lei para isso”, completa.



Ele diz que vai encontrar alternativas com a construtora para evitar que os moradores tenham outras faltas de água devido a obra.




Foto:Casan/Divulgação

Nenhum comentário: