sexta-feira, 25 de outubro de 2013

São Joaquim precisa acordar para o turismo!

belvedere
Franciele Martins trabalha como recepcionista. Mas, fez o papel de quem deveria planejar e trabalhar em projetos visando o incremento do turismo na cidade, ao criar um projeto que ela chamou de “Um Novo São Joaquim”
Franciele Martins a autora do Projeto
Franciele Martins a autora do Projeto

O município de São Joaquim tem sido motivo de muitas reclamações de turistas, inconformados com a pouca estrutura. Outros até falam bem e dão sugestões para a implementação de melhorias. Dessa forma, inconformada com a situação, a jovem Franciele Martins, que trabalha há cinco anos como recepcionista numa empresa local, decidiu criar um projeto visando transformar São Joaquim numa cidade turística, o qual, denominou como “Um Novo São Joaquim”. “Nosso povo é hospitaleiro, a cidade é aconchegante, mas existem muitos erros em relação à “cidade turística”, disse.
Segundo Franciele, a grande diferença de São Joaquim em comparação com outras cidades turísticas, é que as pessoas se escondem nas épocas em que deviam trabalhar ainda mais. A cidade tem que acordar e perceber que todos devem abraçar o inverno; o mesmo que tem a dádiva de ser contemplado com a neve todos os anos. “Contudo, cheguei à conclusão de que deveria efetuar um projeto, pensando em vários pontos turísticos. No entanto, resolvi começar pelo ponto que mais precisa de revitalização, o Belvedere, pois, além de lindo, é um lugar de fácil acesso
E para começar a mexer já conta com o apoio de presidente do CDL de São Joaquim, do presidente do Jipe Clube, de alguns professores, de donos de Pousadas e Hotéis, do presidente do Núcleo dos Técnicos Agrícolas, entre outros. É nossa parte social. E, o que esperamos, é que as autoridades também se engajem neste Projeto, que visa promover o potencial turístico da cidade, especialmente, em feriados e outras datas importantes, como o NATAL e o ANO NOVO. “O que mais quero é ver minha cidade sendo bem comentada, principalmente pelas suas belezas, pelo seu atendimento, e pelos seus pontos turísticos”, ressalta Franciele.

O Projeto

O Projeto “UM NOVO SÃO JOAQUIM” está sendo elaborado por diversas pessoas que estão preocupadas com a cidade; com os polos turísticos, e que devem ter reconhecimento como tal, durante o ano todo, em especial, nos feriados e datas festivas. Entre os vários pontos turísticos, inicialmente, a referência recai ao Belvedere, porque está situado na rua principal de São Joaquim, num ponto elevado e visível a todos. A ideia é transformá-lo num lugar cheio de flores e devidamente iluminado. É um ponto por onde todas as pessoas transitam.
Belvedere5 
Assim, o Belvedere deixará de ser no lugar perigoso em que se transformou há algum tempo. Será um espaço aonde as famílias poderão apreciar, e visualizar a cidade com absoluta segurança. Portanto, basta deixar o lugar devidamente decorado, limpo, e iluminado, e assim, atrairá mais pessoas à cidade. E, estas mesmas pessoas também terão oportunidade de passar pelo centro, onde contemplarão as lojas, restaurantes e outros lugares.

O que é preciso fazer:

Para que isso se torne realidade, será necessária a participação da Prefeitura Municipal, com seu contingente de pessoas, para efetuar a limpeza e a manutenção do lugar. Além disso, há necessidade de prover o lugar com boa iluminação pública, hoje inexistente. Uma vez concluída a limpeza, a iluminação e a manutenção, deste ponto turístico, o próximo passo deverá ser a escolha da decoração para o NATAL.

Uso de pets e pneus

A decoração para o NATAL poderá ser feita com garrafas pet, transformadas em bonecos de neve, ou em árvores brancas, simbolizando arvores com neve. Velas e Papais-Noéis, todos feitos com garrafas pet. Também poderão ser utilizados pneus pintados e decorados, para serem plantadas flores, tornando o lugar lindo e colorido. O único gasto seria a compra de flores e de tinta para a pintura dos pneus.

Paulo Chagas Vargas para Agência de Notícia São Joaquim Online

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...