quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Problemas com falta de água serão amenizados

Problemas com falta de água serão amenizados
Lages, 28/11/2013, Assessoria de imprensa da prefeitura de Lages






As obras do Complexo Ponte Grande estão na região do bairro Vila Mariza e, por conta dos trabalhos no decorrer dos últimos dias houve falta de água intermitente em alguns pontos do bairro. A interrupção do abastecimento aconteceu pelo andamento das obras de instalação da rede de esgoto e algumas redes de água foram interceptadas. O diretor de saneamento da Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa), Vilson Rodrigues, explica que em breve este transtorno será sanado. “Esta falta de água é esporádica e pontual. As obras serão concluídas até o início de dezembro e o abastecimento de água será completamente restabelecido”, afirma.





Além desta ação no Vila Mariza, o sistema está preparado para atender a demanda do município no verão, porém é necessária a conscientização da comunidade quanto ao consumo excessivo e desperdício de água. “Traçamos metas para que, principalmente a parte alta da cidade não seja prejudicada com a constante falta de água durante a temporada de verão, mas é necessário que a população entenda que o desperdício é um dos principais fatores que ocasionam a interrupção do abastecimento”, relata Vilson.





Na região dos bairros Pró-Morar, Santa Helena e Cidade Alta já houve um aumento na demanda de distribuição de água. “Estamos monitorando constantemente a pressão d’água na região para ter dados comparativos, em relação aos dois últimos anos, de forma a haver um controle sobre este aumento de distribuição”, explica.





Os bairros Guarujá, Penha e adjacências também receberão investimentos que contribuirão com o abastecimento efetivo de água. “Nos próximos dias um buster será instalado na região e colocaremos mais água a disposição dos moradores”, conta.





Caixas d’água residenciais





Um dos fatores que contribuem para o abastecimento efetivo e, consequentemente, a diminuição dos transtornos causados pela falta de abastecimento é a instalação dos chamados reservatórios unifamiliares.





O índice de residências que não possuem caixas d’água em Lages ainda é alto e se há a dificuldade de abastecimento pela rede, o cidadão que não tem o reservatório fica sem água em casa. “Se os moradores adotarem esta medida haverá a diminuição expressiva dos transtornos causados pela falta de água. Há muito desperdício de água na cidade e é preciso disciplinar o consumo, para não faltar água no verão”, constata Vilson.






Foto: Sandro Scheuermann / Divulgação

Nenhum comentário: