quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A três meses da inauguração, kartódromo lageano é criticado

A três meses da inauguração, kartódromo lageano é criticado
Lages, 16/01/2014, Correio Lageano



O novo kartódromo de Lages nem foi inaugurado e já rende polêmica. A geografia do terreno num “bico de morro” é apontado como a maior preocupação. Intrigado, o advogado José Ary Heinzen alerta até para acidentes



Segundo ele, o traçado não foi pensado para o tipo de terreno. “Os kartódromos são construídos em lugares planos. Pela redondeza há tantos locais ideiais e escolheram um morro. O traçado é muito bonito, a pista é larga, mas não vai funcionar. Com aquela inclinação qualquer garoa vai juntar água”, diz ele. “Uma porcaria de pista”, emenda.



Heinzen também desaprova a falta de área de escape nas curvas próximas ao perau. Segundo ele, um facilitador para acidentes. “Para proteger os pilotos, a solução é instalar um degolador que tem a mesma  função do guard rail nas estradas”, afirma ele. O lageano vai mais fundo e crê que pode haver mortes.



Ele sugere que pilotos de kart de Lages se juntem e avaliem o projeto. “Se vamos mudar o kartódromo que seja para um local  bem melhor. O que está sendo feito é absurdo, não tem, nem área para os espectadores, pois o traçado está rente às cercas”, observa ele, que “brincou” muito de kart e se denomina como um dos fundadores do kartódromo de Lages.



Novo espaço pode se chamar Rubens Barrichello



Alheia à insatisfação do leitor José Ary Heizen, a direção do kart  prefere falar dos projetos  futuros. E principalmente anunciar um  provável nome para o novo espaço. De acordo  com o presidente do Kart Clube de Lages, Renato Dambroz, o piloto Rubinho Barrichello pode ser o homenageado. O piloto de testes de Fórmula 1 da Pirelli, Lucas di Grassi e Augusto Farfus também são cogitados.



A propósito, o desenho do traçado da pista passou pelas mãos de Di Grassi e Rubinho Barrichello opinou. Foram três prospectos até o atual ser aprovado.
Exigências básicas| Dambroz explica que para a construção de um kartódromo é preciso solicitar à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) a vistoria prévia da Comissão Nacional de Kart (CNK) da pista, boxes e áreas de apoio.



Pedir a CNK uma segunda vistoria após terem cumpridos as exigências resultantes da vistoria prévia. Como a pista lageana está projetada para receber competições nacionais necessita também da aprovação da Federação Internacional de Automoblismo (FIA). Todos os requisitos foram providenciados.



Um kartódromo deve ter: boxes, sala de cronometragem, parque fechado, primeiros socorros, sonorização, proteção dos espectadores entre outros.



Direção afirma que pista segue padrão oficial


A pista atende, segundo a direção do Kart Club, às normas da Federação Internacional de Automobilismo e Federação Nacional de Kart. A área do kartódromo, na avenida Victor Alves de Brito, é de 54 mil metros quadrados com uma pista de 1.100 por 8 metros de largura.



Ontem, cinco homens da Construtora blumenauense Cristian Rocha, a CR7 trabalhavam na área onde ficarão os 20 boxes, seis banheiros,  sala de pesagem, escritório e instalação para o caseiro. A previsão  para que a obra seja entregue é 90 dias.


 A CR7 adquiriu terreno no acesso Leste e firmou contrato de permuta com o Kart Clube, com anuência da Prefeitura de Lages. No antigo espaço no Bairro Universitário vai surgir um conjunto habitacional.


Kartódromos em topo de morro são pouco comuns no Brasil. Contudo, a cidade paulista de Bauru possui um, o Toca da Coruja.



Foto: Begair Godóy

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