quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Alerta! Queimadura rara de sol começa a aparecer na maçãs em São Joaquim

                                                                                                                                                                                                                                        maçã queimada pelo sol (9)
                                                                                                                                                                   São Joaquim, 12/02/2014 Redação São Joaquim Online

Produtores apreensivos e caso sem solução!
Com o calor uma pequena mancha começa a aparecer no fruto
Com o calor uma pequena mancha começa a aparecer no fruto

Se já não bastasse os diversos problemas enfrentados pelos produtores de maçã e outras frutas de caroço como a geada, os granizos,  alternância, as estradas, as sarnas, as moscas da fruta, o baixo preço, as dívidas com os bancos e o seguro agrícola agora existe mais uma grande preocupação para com a produção da maçã: as “queimaduras de sol“.
Em alguns lugares como Luizinho e Morros Altos e São Miguel do Caiamba, Santa Isabel e São João do Pelotas se apresentam como as localidades com maior potencial de queimadura do sol, mas a resistência do forte golpe de sol está de um modo geral por toda a região. Ficando dessa forma, muito difícil de dizer qual a região mais afetada. Em Vacaria no Rio Grande do Sul já está caindo o fruto e a folha.
A mancha fica negra, começa a evoluir e começa a se espalhar para os outros frutos
A mancha fica negra, começa a evoluir e a aparecer em outros frutos

Para o Engenheiro Agrônomo Evandro Hugen se o calor e a insolação continuar poderemos ter uma quebra bem significativa na produção:  – A produção 2013/2014 já está sendo afetada e se o calor continuar, além da queimadura de frutos, não vai ter o crescimento desejado, na gala, por exemplo, vamos ter que entregar as frutas com baixo calibre este ano. Além do mais, mesmo com a chuva poderá ainda ocorrer uma depreciação pela coloração, tendência ao amarelamento do fruto pelo fato da estiagem e das temperaturas noturnas serem acima da média nessa época do ano. Estamos passando por uma onda calor nunca antes vista na cultura da maçã” Destacou o Engenheiro Agrônomo.
A mancha fica maior e começa a retirar a cor do fruto
A mancha fica maior e começa a retirar a cor do fruto

Já para o presidente da AMAP Sávio Proença (O PTB) a safra da maçã de 2014 em São Joaquim está prevista para serem colhidas cerca de 285 mil toneladas de maçã, mas este número poderá baixar devido à forte exposição da maçã ao sol.
O fruto por fim apodrece e prejudica a produçã
O fruto por fim apodrece e prejudica a produção

O Climaterra destaca que esta é a maior onda de calor dos últimos 60 anos (desde que se tem registro) e alerta para que os produtores comecem a se adaptar ao novo clima como por exemplo não efetuar a poda verde, quanto mais folhas maior é a chance do fruto se proteger contra o sol.

Caso sem solução

Diferentemente das outras pragas e intempéries do tempo, neste caso não há absolutamente nada que o produtor possa fazer, a maçã precisa de sol para atingir a maturação e a cor, mas caso fique muito tempo exposta ao sol irá queimar e infelizmente seguro nenhum cobre queimaduras de sol na maçã. Os pomares com tela tem sofrido menos, mas mesmo assim a queimadura persiste.
Se o calor continuar o produtor terá que vender chimia invés da maçã!
maçã queimada pelo sol (12)
Mesmo as macieiras mais frondosas estão sofrendo com as queimaduras pelo sol, agora imagine as que tiveram a poda verde (retirada das folhas)!

Nenhum comentário: