terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Em um ano, espera para creche é mais do que o dobro de 2013

Em um ano, espera para creche é mais do que o dobro de 2013
Lages, 12/022014,Correio Lageano, por Suzani Rovaris



Cerca de 1,2 mil crianças estão na fila de espera para uma vaga nos Ceims de Lages. Comparado ao mesmo mês do ano passado, esse número é maior que o dobro, quando na época existia uma fila com 500 crianças.



De acordo com a Secretaria Municipal de Educação 6,8 mil crianças de 0 a 6 anos estão matriculadas. Segundo a secretária Marimilia Casa Costa Coelho, “não há uma maneira de zerar a demanda”. “Esse não é um problema apenas lageano, mas acontece em Santa Catarina e no Brasil”.



A secretária acrescenta que o papel da Educação é atender o máximo de crianças. Por isso, ela afirma que este ano, mais vagas serão abertas, pois a obra do Ceim da Várzea está 80% concluída. Já no Pró-Morar, as obras estão 30% prontas, e o Ceim deverá atender aquela região no ano que vem.



Faltam 80 vagas no Copacabana


Apenas no Ceim Marco Floriani Bordin, no bairro Copacabana, cerca de 80 crianças aguardam vaga. A diretora Isabel Cristina de Oliveira Gomes explica que esta é uma situação difícil de reverter. “Sempre vai existir esse déficit. Uma criança ocupa uma vaga por seis anos e durante esse tempo outras milhares nasceram”.



Apesar de haver fila, ela explica que as séries Pré 1 e Pré 2 matutinos estão com vagas abertas. “Só que os pais procuram o período integral, das 7h30min às 18h30min, vagas essas que estão preenchidas”, completa a diretora.




Foto: Suzani Rovaris

Nenhum comentário: