sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Otaciliense reclama da poluição na lagoa do Bairro Poço Rico

$alttext
Otacílio Costa, 27/02/2014 Correio Otaciliense
 
Todo ano Élio solta mais de mil peixes na lagoa.
 
O cabeleireiro Élio Custódio Floriano, 47 anos, há cinco anos solta peixes voluntariamente na Lagoa da Pracinha do Bairro Poço Rico. Segundo Élio, todo ano solta em torno de 1000 peixes, pois é gratificante ver as crianças juntamente com seus pais pescando em uma tarde qualquer na pracinha.
 
Élio diz que os peixes são retirados do Rio Canoas e transferidos para a lagoa. “Eu juntamente com a Associação de pescadores do Bairro Igaras, pescamos vários tipos de peixes, mas o que soltamos na Lagoa são a Carpa Capim e Carpa Comum”, menciona o cabeleireiro, lembrando que sempre quando pode, passa na Padaria, compra uma sacola de pão e vai à Lagoa tratar os peixes.
 
No entanto, Élio anda preocupado com a constante morte dos peixes no local. Segundo ele, a lagoa está sempre muito poluída e a população deveria ajudar a cuidar do nosso meio ambiente. “Os jovens vão para a pracinha comer salgadinhos, tomar refrigerante, e por algum motivo estão jogando o lixo na lagoa. Isso está nos dando muito trabalho, pois estamos dando vida aos peixes, e alguns jovens estão tirando, temos que nos conscientizar que devemos cuidar da nossa natureza e dos seres vivos”, frisou.
Segundo ele, sempre quando pode, faz a limpeza voluntariamente na Lagoa, na semana passada, por exemplo, foi feita uma limpeza completa. “A lagoa está entupida, e não está tendo processo de oxigenação e os peixes estão morrendo. A poluição já diminuiu 50%, mas ainda precisamos de apoio para a preservação do local”, finalizou, dizendo que já entrou em contato com o prefeito Luiz Carlos Xavier e o secretário do meio ambiente, Charles Chaves, e a situação em breve será resolvida.  

Nenhum comentário: