domingo, 30 de março de 2014

Novaer apresenta protótipo de aeronave que Lages fabricará

Novaer apresenta protótipo de aeronave que Lages fabricará
Lages, 31/03/2014, Correio Lageano, por Silviane Mannrich



A Novaer Craft, empresa de aeronaves que deverá ter uma fábrica em Lages, apresenta nesta segunda-feira (31) ao mercado o protótipo do avião T-Xc. A solenidade acontece em São José dos Campos (SP), onde a empresa tem a matriz.



Trata-se da apresentação do produto final da aeronave que será construída em Lages. De acordo com o analista de marketing da Novaer, Paulo Eduardo Campos, o T-Xc é um avião inteiramente fabricado em fibra de carbono curada em autoclave. O T-Xc trará ao mercado da aviação geral uma aeronave certificada e que atende aos mercados civil e militar.



Ainda, segundo Paulo Campos, o planejamento para a construção da fábrica Novaer em Lages é de iniciar até o final de 2014 e tê-la pronta até o final de 2015, no máximo no primeiro trimestre de 2016, para que, até o final daquele ano, dê início à produção em série das aeronaves.


“A fábrica de Lages está sendo dimensionada para uma produção máxima de 12 aviões por mês. Entretanto, nosso planejamento de produção é para um ritmo de dez aviões por mês, a ser atingida no ano 2018”, explica.



A equipe de engenharia da empresa está trabalhando paralelamente na campanha de certificação do T-Xc. A previsão é que o processo todo dure dois anos, com término previsto para primeiro semestre de 2016.



Mão de obra
A Novaer Craft também pretende fomentar a geração de empregos na cidade. Deverão ser criados cursos de engenharia e manutenção aeronáuticas para formar mão de obra especializada. A expectativa da empresa é de que a demanda, no futuro, seja muito maior do que a atual.



Segundo o presidente da SC Participações e Parcerias, Paulo César da Costa, a SCPar está negociando o financiamento com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). “Nosso apoio será na compra de ações da empresa aeronáutica”, completa Costinha.



O terreno onde deverá ser construída a empresa, atende as exigências dos empreendedores.


Foto:Divulgação

Nenhum comentário: