sexta-feira, 25 de abril de 2014

Pesquisadores de vários países levantam indícios e evidências de civilizações antigas que viveram na Serra Catarinense

Serra Catarinense, 24/04/2014 Visão

Um grupo de 26 pesquisadores de várias universidades se debruçam há quase um mês num minucioso trabalho científico, que está sendo levado a efeito num sítio arqueológico localizado em terreno de Campo Belo do Sul. 

Num trabalho coordenado pelo Prof. Doutor Rafael Corteletti, arqueólogo da USP, com participação de outros professores e alunos das universidades de Exeter e Reading (Inglaterra), USP, UFSC, Universidade Federal do Piauí, Universidade do Rio Grande (UFRG), Univille, Universidade de Tubarão, entre outras, o grupo está realizando várias escavações científicas no terreno da Vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul. 
No local, no alto de um morro de 942 metros de altitude, havia estranhas marcas no solo - uma elevação circular no terreno, tendo no centro uma área mais elevada. Ali estão sendo realizadas escavações. E, segundo o professor Rafael, trata-se de um cemitério antigo onde se faziam rituais de passagem e sepultamentos humanos, provavelmente de pessoas com algum grau importante na hierarquia de povos antigos (que deram origem às tribos Caingang e Xocleng, que viveram na região em datas que remontam a 1.000 a 500 anos atrás. 

O grupo está fazendo várias escavações no local. E já encontraram vários objetos antigos como restos de cerâmica, além de ossadas humanas. São pelo menos cinco  ossadas diferentes numa escavação central, além de outras duas ossadas encontradas em escavações secundárias. 
Segundo o professor Rafael, trata-se de um sítio arqueológico de grande importância científico histórica já que representa um local de antigos rituais de passagem (da vida terrena para a vida eterna). "Ao contrário de hoje, quando se choram os mortos, no passado a morte era um sinal de festa e de alegria. Era a passagem da vida terrena para a vida espiritual, eterna. Por isso, ao invés de tristeza, se fazia muita festa nesses rituais. Encontramos aqui neste sítio arqueológico de Campo Belo do Sul várias evidências e sinais desses costumes e desses povos antigos", explicou Rafael. 
Mais informações e a reportagem completa  a respeito em matéria especial da Revista Visão do mês de maio. 

Fotos: Gugu Garcia - Texto: Loreno Siega - Revista Visão 

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...