sexta-feira, 30 de maio de 2014

Começa instalação de nova lombada eletrônica

Começa instalação de lombada eletrônica
Lages, 31/05 e 01/06/2014, Correio Lageano, por Adecir Morais



Se depender de lombadas eletrônicas, os acidentes na esquina da avenida Belizário Ramos (Carahá) e rua 7 de Setembro, no bairro Copacabana, em Lages, estão com os dias contados. Após anos de espera, enfim começou a instalação de dois aparelhos no local. O objetivo é reduzir o número de acidentes no trecho, onde já houve dezenas de feridos e prejuízos materiais.



As lombadas estão sendo instaladas por uma empresa contratada pela prefeitura, perto do cruzamento, nos dois lados da Carahá, no mesmo ponto onde estavam os aparelhos antigos, retirados há cerca de dois anos. O asfalto onde elas serão fixadas já foi cortado para a colocação da parte elétrica e sensores dos equipamentos.



De acordo com o diretor municipal de Trânsito, Diego Oliveira, a empresa responsável pela instalação tem um prazo de 30 dias para concluir os serviços. “Acreditamos que esses equipamentos vão reduzir de forma considerável o número de acidentes”, destaca.



Ele explica que as lombadas serão ajustadas a uma velocidade de 40km/h. Vale lembrar que o limite de velocidade na Carahá é de 50km/h, e o motorista que trafegar acima disso corre o risco de ser autuado.



Expectativa


Cansados de ver acidentes no local, comerciantes e moradores esperam com expectativa a instalação dos equipamentos. “Aqui acontecem acidentes com frequência. O cruzamento é muito perigoso. O problema é o excesso de velocidade. Esperamos que agora a situação mude”, declara Jonatan Rodrigues, que trabalha em uma loja defronte ao cruzamento.



Ele lembra que, há cerca de 10 meses, um automóvel quase invadiu a empresa onde trabalha, após se envolver em uma colisão. “A batida foi muito forte. O carro chegou a subir na calçada e parou só depois de bater na porta da loja”, recorda.



Quem também espera o funcionamento dos aparelhos, é a comerciante Maria Eduarda Vieira, que trabalha nas proximidades. “Acho que as lombadas vão ajudar bastante. Esperamos que os acidentes diminuam com os aparelhos”, destaca.



Veículo é flagrado a 112 km/h na Carahá


Para o diretor Diego Oliveira, o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes de trânsito, resultado da falta consciência e imprudência de alguns motoristas, por exemplo.  “Só para ser ter uma ideia, o radar já flagrou um carro a 112km/h na Avenida Carahá”, afirma.



Além do cruzamento com a 7 de Setembro, outros pontos desta avenida, no Copacabana, são considerados críticos. Nos cruzamentos com a Marechal Deodoro e Benjamin Constant, é alto também o índice de colisões.



O diretor garante que a prefeitura vai realizar intervenções nestes pontos para melhorar a segurança. Dentre as medidas estão a instalação de redutores de velocidade e mais lombadas eletrônicas. “Os equipamentos (redutores de velocidade) já foram adquiridos e devem ser instalados nos próximos dias”, comenta o diretor, alertando que além dos aparelhos instalados ao longo da via, a fiscalização com radar para inibir o excesso de velocidade, vem ocorrendo com frequência.




Foto: Adecir Morais

Nenhum comentário: