segunda-feira, 19 de maio de 2014

Lageanos precisam trocar os cartões do SUS por novo modelo

Lageanos precisam trocar os cartões do SUS por modelo novo
Lages, 19/05/2014, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lages


O documento é pessoal e intransferível. Possibilita atendimentos em qualquer parte do território brasileiro. É utilizado para consultas médicas, internamentos hospitalares, autorizações para exames de raios X e ultrassonografia, por exemplo. Em Lages optou-se por inserir, impresso, o número do prontuário, com todas as movimentações de atendimentos on-line.



Os cidadãos residentes em Lages, que possuem o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), com os números 1, 2 ou 8, no início da sequência acima do código de barras no verso do documento de plástico, ou na frente, nos de papel, devem continuar solicitando a substituição do provisório para o definitivo. O cartão será trocado por um com início pelo número 7, em cumprimento à exigência do Ministério da Saúde sobre o cadastramento do CPF, o que não havia antes.



Até as crianças que possuem um dia de idade devem ter o cadastramento do CPF. “Por isso, a que nasce no Hospital Tereza Ramos, já sai de lá com a identidade e o Cartão SUS, entre outros documentos”, enfatiza a coordenadora do Cartão SUS, Erika de Souza Oliveira. Isso ocorre graças à instalação de uma extensão do Balcão Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Administração de Lages, no hospital.



Contabilizados os cartões de plástico, acrescidos das segundas vias ou mais, chega-se ao número de 180 mil já emitidos em Lages desde que o novo modelo foi adotado, em janeiro de 2013. Além destes, há os cartões de papel, que continuam valendo. “Aconselhamos que efetuem a troca assim que possível, para que possuam o novo, com seus dados cadastrados nacionalmente”, observa. “O Cartão SUS não deixará de existir, isso é boato. A substituição dos números também não, mas quanto antes ser feita, melhor”, pondera.



Para que serve


O Cartão SUS é pessoal e intransferível. Ele possibilita atendimentos em qualquer parte do território brasileiro. Em Lages é emitido somente para os moradores do município. É utilizado para consultas médicas, internamentos hospitalares, autorizações para exames de raios X e ultrassonografia, biópsias, psicólogo, hidroterapia, fisioterapia, entre outros. “Quando o paciente é internado, em até 40 dias recebe em casa uma carta do Ministério da Saúde, com a discriminação de todas as despesas custeadas pelo SUS”, relata Erika.



Segundo ela, o código de barras do verso possibilita acessar o banco de dados nacional, com CPF e endereço. Em Lages optou-se por inserir, na frente do cartão, impresso, o número do prontuário, com todas as movimentações de atendimentos on-line. Para solicitar a primeira ou demais vias do Cartão SUS e substituir o de papel ou as numerações, o cidadão deve se dirigir ao setor de marcação de consultas, ao lado da antiga Farmácia Básica, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O contato telefônico é 3251-7671.



A pessoa sai do local com o cartão pronto, gratuitamente. “Não é preciso todos os membros da família virem; um deles pode solicitar, mas com os documentos dos demais em mãos”, comenta Erika. Maria Joceli da Silva Muniz, 55 anos, mora no bairro Santa Helena e substituiu o próprio cartão e o do esposo Antonio Gil de Lima, 60 anos, na manhã desta sexta (16). “A gente precisa tê-los em mãos para facilitar. Eu uso para mamografia, preventivo, consultas, apanhar remédios”, relaciona.



Festa do Pinhão


Durante os dez dias da 26ª Festa Nacional do Pinhão (13 a 22 de junho) serão confeccionados cartões do SUS dentro do Parque Conta Dinheiro, no espaço reservado à saúde, para quem mora em Lages. No ano passado foram emitidos mais de 400.



Foto:Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lages/Divulgação

Nenhum comentário: