segunda-feira, 26 de maio de 2014

Obras na creche do bairro Osvaldo Sardá estão paralisadas

$alttext
Otacílio Costa, 26/05/2014 Correio Otaciliense
 
Ao passar em frente da construção da creche do bairro Osvaldo Sardá, no fim da Avenida do Trabalhador, ao contrário de notar a movimentação de homens trabalhando, se depara com um monte de tábuas e completo abandono, sinalizando que a obra está paralisada.
Conforme o prefeito Luiz Carlos Xavier, o “Tio Ligas”, a empresa paralisou os trabalhos Há aproximadamente trinta dias. “Vendo que a obra estava sendo tocada de forma muito lenta, entramos em contato com a empresa, a qual informou que não tinha mais condições de executar a obra”, esclareceu Tio Ligas.
Ele comenta que a obra deveria ser entregue pela empresa em dezembro de 2012. “Quando assumimos a administração a obra estava 60 % concluída. No entanto, estava sendo executada de forma muito vagarosa”, contou o prefeito, dizendo que foi prorrogado o prazo de entrega para dezembro de 2013, mas novamente a empresa não cumpriu o acordo. “Tínhamos nos organizado, e esperávamos que no início deste ano, já pudéssemos estar em atividade na nova creche”, comentou a secretária de educação, Eliane Pereira.
Tio Ligas relata ainda, que após a empresa não ter conseguido entregar a obra no mês de dezembro, um novo aditivo de prazo foi feito, tendo como prazo final para a empresa concluir a obra, o mês de maio deste ano.
 
 
Nova Licitação deve ser feita
 
 
O prefeito explica que a engenharia da prefeitura está fazendo um estudo na obra, com a finalidade de diagnosticar o que ainda falta ser concluído, para que então se possa ser feito uma nova licitação. Porém, ele esclarece que 70 % da obra já foi executada, sendo que o que resta para ser feito são apenas as partes de acabamento.
Conforme ele, o contrato firmado com a empresa Engenharia Planalto, previa que em caso de abandono da empresa na execução das obras, a segunda colocada na licitação da obra, feita em 2009, assumiria os trabalhos. “Como a licitação foi feita no ano de 2009, existe uma variação de preços comparada à atualidade. Devido a este fator a segunda colocada na licitação feita naquele ano, não executa a obra pelo preço passado naquela época”, informou o prefeito.
Dos R$ 1, 2 milhão investidos pelo FNDE em parceria com prefeitura, na obra, o prefeito adianta que ainda restam R$ 300 mil, por outro lado se esse restante não for o necessário para a conclusão da obra, a prefeitura arcará com o investimento final, sendo considerado uma contrapartida.
Tio Ligas afirma que é um desafio da administração concluir a obra até término deste ano, para que no início do próximo ano letivo a creche esteja de portas abertas. “Nossa meta é acabar com a fila de espera. Acredito que se a empresa que ganhar a nova licitação for eficiente, a creche estará em funcionamento no próximo ano letivo”, concluiu.
 
 
Bairro ainda possui fila de espera
 
 
De acordo com a secretária de educação, Eliane Pereira, com a conclusão da nova creche que é de tipo B, iria suprir a demanda dos bairros Osvaldo Sardá e Nossa Senhora de Fátima. Segundo ela, o bairro ainda possui fila de espera entre crianças de 0 a 1 anos. “Temos quatorze crianças na fila de espera. Na próxima semana estaremos reorganizando as turmas no C.E.I Pingo de Gente, para que possamos atender a demanda”, informou a secretária, esclarecendo ainda que a fila de espera é formada por crianças, onde os pais preferiram optar por esperar a conclusão do novo educandário.
Ela comenta também que a procura por vagas é bastante relativa em épocas do ano. “Em épocas mais quentes como no início e no fim do ano, a procura é maior, no inverno diminui. Muitas vezes por que as mães estão trabalhando nessas épocas em que a demanda por matricula é maior”, analisou.
Ela observa que meta do Governo Federal é de que os municípios atendam ao menos 50 % das crianças na faixa etária entre zero e três anos. “Entre as famílias que procuram por vagas, nós já atendemos 85 % da demanda, porém existem famílias que optam por não matricular os filhos nessa faixa etária, justamente por não ser obrigatório”, observou.
Ela explica que atualmente algumas crianças entre quatro e cinco anos, se deslocam as creches fora do bairro, por opção dos pais. “Muitas vezes os pais não conseguem vagas no período em que desejam, por isso acabam transferindo seus filhos para escolas em outros bairros da cidade. Por isso a nossa solução é executar as matrículas por ordem de chegada, desta forma quem chega primeiro garante a vaga desejada”, declarou a secretária.
Atualmente o C.E.I Pingo de Gente e o C.E.I Favo de Mel, atendem as crianças dos bairros Fátima e Osvaldo Sardá. No município oito escolas de educação infantil atendem 974 crianças, na faixa etária de zero a cinco anos.
O C.E.I Favo de Mel funciona em uma casa locada pela prefeitura, no bairro Fátima. “Onde está situado o atual centro de educação, é um espaço adaptado, fazemos um ótimo trabalho, mas sabemos que o espaço é limitado. Procuramos fazer todas as adaptações necessárias, mas não é local que proporciona a qualidade que a gente deseja, onde em um espaço planejado possuímos este conforto”, analisou Eliane.
Para ela a conclusão do novo centro educacional representará muito para educação do município. “O único bairro onde ainda temos fila de espera entre zero e três anos é o Fátima. Com a conclusão da nova creche, a educação infantil será melhor assistida em função dos espaços, onde a qualidade de ensino será ainda melhor”, finalizou Eliane. 

Nenhum comentário: