quinta-feira, 29 de maio de 2014

Polo da Ufsc em Lages pode ter curso de ciências contábeis

Polo da Ufsc em Lages pode ter curso de ciências contábeis
Lages, 29/05/2014, Assessoria de imprensa do município de Lages



Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) visitaram, nesta quarta-feira (28), o polo de educação a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) em Lages para avaliar a estrutura física do local, com a possibilidade de abertura do curso de ciências contábeis. Recentemente o prefeito Elizeu Mattos assinou um convênio de reconhecimento do polo junto ao sistema UAB, credenciando-o para a ampliação do número de cursos oferecidos gratuitamente.



Atualmente o polo oferece física e administração pública. Ano passado foram finalizados os de matemática e administração. O de contábeis foi o primeiro a mostrar interesse de implantação após o credenciamento, mas de acordo com a coordenadora Neusa Zanguelini outros estão sendo pleiteados, inclusive em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).



Toda a região será beneficiada. “Vamos atender a comunidade oferecendo cursos de nível superior gratuitos e de qualidade. Tenho certeza que o polo receberá o de ciências contábeis, pois atende todos os requisitos, com o apoio da administração municipal”, relata.



Avaliação da UAB


Segundo o coordenador da tutoria da UAB, Altair Borgert, há grandes chances de o polo ser aprovado e, caso se concretize, as aulas de contábeis devem iniciar no primeiro semestre do ano que vem. Os interessados deverão prestar vestibular, normalmente, como em qualquer outro curso. “Dependerá de um acordo junto ao MEC com disponibilização de recursos que o viabilizariam. Lages tem grande chance principalmente pela localização. Não temos cursos próximos e a distância da capital não é tão grande, facilitando o atendimento”, diz Altair.



Ponto a favor de Lages


A avaliação dos polos é uma exigência do Ministério da Educação (MEC). Além de Lages, outras três cidades foram visitadas: Laguna, Tubarão e Braço do Norte. Está sendo verificada a parte estrutural, principalmente o número de computadores disponíveis nos laboratórios de informática, que devem ser suficientes para atender turmas que chegam a até 40 estudantes, pois as provas são on-line. O polo em Lages conta com uma sala de videoconferência, considerada um ponto a favor na avaliação.


Foto: Sandro Scheuermann/Divulgação

Nenhum comentário: