segunda-feira, 30 de junho de 2014

Busca por desaparecidos no Rio Canoas entra no quarto dia

Busca por desaparecidos no Rio Canoas entra no quarto dia
Correia Pinto, 01/07/2014, Correio Lageano, por Adecir Morais



O Corpo de Bombeiros segue as buscas atrás de pai e filho no Rio Canoas, em Correia Pinto, na Serra. João Pedro Costa Soares, de 63 anos e Roberto Bacher Soares, de 36 anos, estavam em uma canoa que virou. O amigo deles, um adolescente de 14 anos, estava junto e conseguir se salvar.



O acidente ocorreu por volta das 16 horas do último sábado (28), enquanto o trio pescava. A canoa virou e os três caíram no rio, que está com cerca de sete metros acima do nível normal por causa das fortes chuvas que atingiram a região. Pai e filho foram levados pela correnteza e não foram encontrados até o fim da tarde desta segunda-feira (30).



O adolescente só se salvou porque se agarrou em um galão vazio. A correnteza o arrastou por cerca de 10 quilômetros, até a balsa, no município de Ponte Alta. Ele foi encontrado por um morador que o viu pedindo socorro. Ficou cerca de duas horas nas águas e foi localizado com hipotermia.



Os bombeiros estão fazendo buscas com um barco a motor. No domingo(29), uma equipe de Lages ajudou nos trabalhos. Como o rio está bastante cheio, os socorristas ainda não puderam mergulhar em buscas dos desaparecidos.  O Corpo de Bombeiros praticamente descarta a possibilidade de encontrá-los vivos.



Sem colete


Segundo o cabo dos bombeiros Ivonei Mendes Ribeiro, os três estavam pescando sem colete salva-vidas. Para piorar a situação, pai e filho usavam bota de borracha, o que dificultou qualquer ação para tentar se livrar das águas. Ele reforça que as buscas estão difíceis, e acredita que os corpos devem ser encontrados somente após o rio começar a baixar. “Acho que vamos encontrá-los só daqui a quatro ou cinco dias. Antes disso é impossível”, prevê.



Embarcação estava com excesso de peso


Segundo o Corpo de Bombeiros, os três amigos tinham recém chegado ao rio, e se deslocavam ao acampamento. O adolescente que se salvou informou que a canoa estava com excesso de peso.  O galão que o salvou foi arremessado por João. “Ele teve muita sorte. Foi um milagre”, define cabo Ivonei Mendes.



Elisabete Macedo da Silva, cunhada de Roberto, conta que pai e filho conheciam muito bem o rio. “Os três eram muito amigos e sempre saíam para pescar juntos” relata.  Para ela, o jovem sobreviveu por milagre, ainda mais porque não sabia nadar. “Ele levou muita sorte”, acrescenta, dizendo que o rapaz saiu ileso.  As buscas aos desaparecidos foram encerradas no fim da tarde desta segunda, e serão retomadas nesta terça-feira (1º).



Foto: Adecir Morais

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...