segunda-feira, 30 de junho de 2014

Deslizamento de terra afeta famílias no Cerrito

Deslizamento de terra afeta famílias
São José do Cerrito, 01/07/2014, Correio Lageano, por Vinicius Prado



No limite do perigo. É como está a situação de alguns cidadãos do município de São José do Cerrito. O grande acúmulo de chuva encharcou o solo, e o barranco do bairro Bela Vista está deslizando. Algumas casas foram atingidas pela erosão do solo, e a infiltração da água está abrindo crateras e derrubando residências. Por enquanto, duas casas e uma oficina mecânica foram acometidas.



A proprietária da oficina, Lucinai Pereira, diz que está desde sábado (28), dia em que iniciou o deslizamento, retirando os carros do terreno onde está a oficina.A erosão provocou o levantamento de terra, em cerca de um metro, e os carros ficaram acima desta elevação. A oficina, recém-reformada, está praticamente destruída. Vizinhos estão ajudando os proprietários a retirar os carros do local.



À beira


A moradora Erondina Aparecida de Oliveira viveu momentos de tensão, na madrugada de domingo. Ela reside no mesmo bairro, porém em cima do barranco. A dona de casa conta que começou a ouvir estalos vindos do assoalho de madeira, quando de repente o solo ao lado de sua casa começou a desmoronar.



A casa está à beira do morro, não caiu porque a chuva cessou. Dona Dina, como é conhecida na cidade, teve que se mudar devido ao risco que corria. Todos os móveis e pertences foram guardados em três casas diferentes. Ela e o marido moravam no local há mais de 30 anos. Agora, o casal e a filha estão abrigados em uma vizinha.



Desamparo


Moradores atingidos pelo deslizamento afirmam que, devido à festa de São Pedro que ocorreu no final de semana, a prefeitura Municipal não deu assistência. Segundo a proprietária da oficina, o vice-prefeito disse que não poderia fazer nada, por enquanto.



Estiveram no local apenas o secretário de Obras, Aparício Correa Filho, e o sargento Alcione Donisete Mota, que também não puderam resolver a situação dos moradores. De acordo com Lucinai, não houve assistência nem para ajudar as famílias a saírem de suas casas.



Solução


A Defesa Civil do município, a Polícia Militar e os vereadores se reuniram na tarde desta segunda-feira (30) para analisar a situação do bairro e verificar o que é possível fazer. A secretária de assistência social, Deize Pinheiro, disse que enquanto o solo não secar, não será possível mexer com o barranco, mas que a prioridade é retirar as famílias da região.



Danos


Há uma grande quantidade de água por baixo das terras do bairro Bela Vista. A força da terra e da água são tamanhas, que a rua Anacleto da Silva Ortiz também está sendo afetada. O solo está elevando a rua de paralelepípedo. Moradores acreditam que isto está acontecendo devido às obras para abrir um nova rua, acima do morro. E já é a terceira, vez pelo menos, que a região sofre com os deslizamentos de terra.


 
Foto: Vinicius Prado

Nenhum comentário: