domingo, 29 de junho de 2014

Nível do Rio Carahá ainda continua alto

Nível do rio ainda continua alto
Lages, 30/06/2014, Correio Lageano, Silviane Mannrich



O nível do rio Carahá deve começar a baixar e a expectativa é que as famílias, que deixaram suas casas, comecem a retornar nesta terça-feira (01). Obra da avenida Ponte Grande contribuiu para reduzir efeitos da chuva.



De acordo o coordenador da Defesa Civil em Lages, Adilson Panek, mais de cem famílias deixaram seus lares desde sexta-feira. Cerca de 30 foram retiradas do bairro Bom Jesus  devido a possibilidade de desmoronamentos. Na madrugada de sábado foram registrados três estrondos no Morro Grande, o que aumentou a preocupação. “Elas retornaram para casa porque não há mais perigo de desabamento no local”, afirma Panek.



Cerca de 60 famílias ainda estão abrigadas no Centro Comunitário do bairro Habitação, no Caic Irmã Dulce e no Caic Nossa Senhora dos Prazeres. Além de colchões e cobertores, os alojados recebem quatro refeições diárias e a atenção de um médico clínico geral e de um pediatra.



Ponte Grande|O volume de chuva dos últimos dias foi de mais de 200 milímetros. Panek analisa que as obras do Ponte Grande ajudaram a diminuir em 50% os danos causados pela chuva. “A obra como está contribuiu e muito, imagina quando ficar pronta, a situação será muito melhor”, completa o coordenador da Defesa Civil.



Aulas canceladas|Uma equipe da Defesa Civil percorreu as estradas do interior e constatou diversos problemas que impossibilitam o trânsito do transporte escolar. “Conversamos com a secretária de Educação Marimilia e decidimos suspender as aulas durante dois dias até que as estradas sejam melhoradas”, diz Panek.



Resgate de Animais


Durante os alagamentos uma equipe de voluntárias do Vira Lata Lages recolheu os animais que ficaram ilhados nas casas e levaram para os locais de terra firme. Muitas pessoas que foram deixando suas casas acabaram esquecendo os animais presos.



Doações


As doações de alimentos, fraldas, cobertores, colchões e roupas podem ser entregues na Defesa Civil, no prédio do terminal rodoviário, na avenida Dom Pedro II.


Cidades decretam situação de emergência


A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou ontem o relatório das cidades atingidas pelas chuvas.  Ao todo 37 municípios, destes, 14 decretaram situação de emergência: Joaçaba, Palmitos, Herval do Oeste, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Capinzal, Itapiranga, Irani, Rio do Sul, Cordilheira Alta e Videira. Rio das Antas já estava em situação de emergência. São cerca de 40 mil desalojados e desabrigados. Outros  municípios atingidos: Águas de Chapecó, Mondaí, São Carlos, Videira, Tangará, Abelardo Luz, Macieira, Concórdia, Ouro, Caçador, Passos Maia, Chapecó, Guatambu, Seara, Taió, Lacerdópolis, Capinzal, Timbó Grande, Água Doce, Lages, Cerro Negro, Laurentino, Rio do Oeste e Lontras.




Fotos: Silviane Mannrich/Montagem CLMais

Nenhum comentário: