segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Inaugurado o Parque Arqueológico de Pinhal da Serra

20.JPG
Pinhal da Serra, 18/12/2016 Assessoria Baesa/Correio dos Lagos



A história dos povos antigos que habitaram a região de abrangência da Usina Hidrelétrica Barra Grande está preservada. A BAESA, em parceria com a Prefeitura de Pinhal da Serra e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), inaugurou no dia 7 de dezembro o Parque Arqueológico de Pinhal da Serra, localizado na Linha São Jorge, uma das comunidades do interior do município.
“É gratificante participar de um projeto tão relevante como este Parque Arqueológico”, ressaltou o diretor Juliano Natal. “O desafio agora é que todos ajudem a cuidar desse ambiente, que passa a ser mais um atrativo turístico da região”, acrescentou.
Aproximadamente 80 pessoas participaram da inauguração, a maioria estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Professor Tadeu Silveira. Também estiveram presentes vereadores, secretários municipais e alunos do Projeto Atitude Verde Consciente, de Anita Garibaldi. O prefeito Ivandro Birck elogiou o novo local e enfatizou a importância para o município. “Pinhal da Serra também será lembrado por ser um dos poucos municípios a abrigar um parque arqueológico”, destacou.
Construído pela BAESA, o Parque Arqueológico de Pinhal da Serra é aberto ao público e conta com trilhas de acesso, passarelas para circulação de visitantes, sinalização dos sítios arqueológicos lá existentes, placas informativas sobre temas ligados a arqueologia, cercamento, iluminação e estacionamento. São 100 mil metros quadrados, ocupados em grande parte por espécies da mata nativa, principalmente a araucária. O objetivo é reunir artefatos arqueológicos que revelam um pouco da história dos antigos habitantes da região, que ocuparam o local há cerca de 700 anos. Esses artefatos foram recolhidos antes, durante e após a implantação da Usina Hidrelétrica Barra Grande, no Projeto de Resgate e Preservação do Patrimônio Arqueológico.
Além da construção do Parque Arqueológico de Pinhal da Serra, o projeto desenvolveu diversas atividades, como identificação de sítios arqueológicos, exposições públicas dos artefatos, publicação de livro, cartilha e materiais informativos, e também a realização de oficinas de Educação Patrimonial com cerca de 100 professores da rede pública de ensino dos municípios de Lages, Campo Belo do Sul, Anita Garibaldi, Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus.

Nenhum comentário:

Inter tem mudanças para enfrentar o Concórdia

Lages, 22/03/2018 Correio Lageano/Foto: Adecir Morais O In...