sábado, 30 de junho de 2012

História da TV Brasileira - 1952

Em 1952, e por vários anos seguidos, os telejornais e alguns programas possuem o nome do patrocinador, como: "Telenotícias Panair", "Repórter Esso", "Telejornal Bendix", "Reportagem Ducal", "Telejornal Pirelli", "Gincana Kibon", "Sabatina Maizena", "Teatrinho Trol".
O valor para a compra de um televisor é três vezes maior que a mais sofisticada radiola do mercado e um pouco mais barato que um carro. Por isso, existem apenas 11 mil televisores.
 
TV TUPI
  • "TV de Vanguarda", o primeiro e o mais importante teleteatro da TV brasileira. Diretores buscam novas técnicas de interpretação para esse novo veículo. Como a maioria dos artistas vem do teatro, há a necessidade de algumas mudanças. Em relação a voz, a entonação e potência são alterados devido a existência de microfones; os atores permanecem mais estáticos e a representação se dá, principalmente, nas expressões faciais, devido aos enquadramentos das câmeras.
  • "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de Monteiro Lobato tem sua primeira adaptação feita por Tatiana Belinsky e dirigida por Júlio Gouveia. Fica no ar até 1964.
  • "Clube dos Artistas", em São Paulo e Rio de Janeiro, programa apresentado por Homero Silva, divulga as artes plásticas e reúne intelectuais e artistas da cidade. Apresentado depois pelo casal Airton e Lolita Rodrigues, é um dos únicos programas pioneiros a alcançar o ano de 1980.
  • "Telenotícias Panair", às 21h, apresentação de Toledo Pereira, substitui "Imagens do Dia" com equipe maior e melhores equipamentos.
Clube dos Artistas - os apresentadores Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues. Sentados estão Nathália Timberg e Vicente Leporace
"Clube dos Artistas" apresentado pelo casal Airton e Lolita Rodrigues
 
TV PAULISTA
Canal 5 de São Paulo é inaugurada no dia 14 de Março. Pertencente ao grupo do deputado Ortiz Monteiro, tem à frente Víctor Costa. Começa funcionando com três câmeras em um modesto prédio de apartamentos.

Nenhum comentário: