terça-feira, 31 de julho de 2012

Sinotruk terá mão de obra qualificada de lageanos

Sinotruk terá mão de obra qualificada?
Lages, 31/07/2012,Correio Lageano, por Silviane Mannrich



Diretores da empresa pretendem contratar trabalhadores da cidade, porém precisam de pessoas qualificadas para as funções




A empresa Sinotruk oficializou usa instalação em Lages. Serão gerados 400 empregos diretos e outros 700 indiretos em um investimento que poderá chegar a R$ 1 bilhão até 2014. No entanto, há dúvidas se a cidade terá mão de obra capacitada para atender a demanda.
A intenção do diretor geral da Sinotruk do Brasil, Joel Anderson, é priorizar a contratação de mão de obra local.



Um dos quesitos para a empresa se instalar em Lages, foi a possibilidade de mão de obra qualificada e existe a prospecção da Sinotruk em realizar parcerias com as instituições de ensino de Lages, como IF-SC, Uniplac e Senai, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lages, Carlos Eduardo de Liz. “ Estamos aguardando a empresa apresentar as suas necessidades específicas para assim criarmos cursos que atendam esta exigência. Mas já possuímos mão de obra qualificada em metal-mecânica, que de modo geral também poderá atender a empresa”, esclarece o secretário.



Para o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Lages, Telmo Coelho, na instituição já existe cursos que qualificam profissionais para trabalhar na área de metal-mecânica. “Temos o curso superior em parceira com a Uniplac em Fabricação Mecânica e também os cursos técnicos para usinagem e montagem. Quando houve a intenção da instalação da própria ZF já estávamos nos preparando para atuar nesta linha”, destaca.



Ele lembra ainda, que no Senai há estrutura apta para atender a demanda, e condições para montar outros cursos para atender as necessidades da empresa. “Se houver a demanda poderemos abrir novos cursos. Porém os nossos egressos podem ser potenciais candidatos a uma vaga na empresa”, lembra Telmo.



No Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), em Lages, a partir do ano que vem irá abrir um novo curso de eletromecânica. Também está sendo realizado um projeto para criar um curso de mecatrônica ou controle e automação, cursos voltados para a automação de uma linha de montagem. “Estão sendo preparados nove laboratórios para estes novos cursos e já foram investidos mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos”, disse o chefe do departamento de ensino, pesquisa e extensão do IF-SC de Lages, Thiago Meneghel.



Atualmente no IF-SC já existem cursos de qualificação nas áreas de instalação elétrica, controladores lógicos programáveis, desenho industrial e manutenção mecânica, são cursos que tem a duração de 60 à 200 horas.




Ainda neste ano será aberto um concurso público para professores de mecânica e elétrica. Há previsão de sete vagas para Lages. Três professores desta área já atuam na instituição nos cursos de qualificação.




Foto: Silviane Mannrich

Nenhum comentário: