sábado, 20 de outubro de 2012

935 pessoas na fila de espera para neurologia

935 pessoas na fila de espera para neurologia
Lages, 20 e 241/10/2012, Correio Lageano, por Núbia Garcia




Das 17 especialidades médicas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) hoje em Lages, a neurologia é a que está em situação mais crítica. Dados de setembro apontam que estão na fila de espera 935 pacientes, que aguardam uma consulta com apenas dois médicos. A especialidade passou por problemas neste ano, chegou a ficar sem nenhum médico e, há menos de um mês, o segundo médico, um neurologista infantil, começou a atender também.


A oftalmologia tem a maior fila de espera, são 3.827 pacientes. Entretanto, a neurologia é a especialidade mais crítica porque, diferente da oftalmo, não são realizados mutirões para suprir a demanda. Hoje, para suprir a demanda, seriam necessários pelo menos cinco neurologistas atendendo pelo SUS em Lages.


De acordo com a diretora de Atenção Especializada, da Secretaria Municipal de Saúde, Deborah Liz, neste ano a secretaria chegou a ficar sem nenhum médico nesta especialidade.


Oferecer este tipo de serviço não depende apenas da secretaria, pois os profissionais precisam estar dispostos a se cadastrar junto ao SUS. “A gente depende da vontade do profissional em se credenciar. Muitos dos que abordamos para tentar trazer para a secretaria, falaram que não têm tempo, pois acabam tendo muitos atendimentos e realização de exames particulares”, diz


Segundo ela, com a entrada de Paulo Duarte frente à Secretaria da Saúde, o serviço voltou a ser oferecido e, somente há algumas semanas, o segundo médico, que atende crianças através do Programa de Atenção Psicossocial (Paps), começou a atender. O médico que atende adultos, disponibiliza 15 consultas por semana e o número de consultas através do Paps não foi informado.


Deborah explica que os pacientes que precisam de consulta neurológica de urgência (os que são agendados diretamente pela Secretaria), esperam em média 45 dias, mas não há previsão do tempo de espera para a marcação feita pelos gestores das unidades de saúde dos bairros.


Quando se trata de neurocirurgia (especialidade de alta complexidade, diferente de neurologia), a secretaria dispõe de cinco profissionais e, cada um deles, oferece cinco consultas por semana, totalizando 25 consultas por semana. Deborah explica que os neurocirurgiões, diferente dos neurologistas, recebem por procedimento feito.


Cinco maiores filas de espera (setembro de 2012)





Oftalmologia - 3.827


Neurologia - 935


Endocrinologia - 849


Cardiologia - 523


Urologia - 458



Foto: Núbia Garcia

Nenhum comentário: