quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Município de Santa Catarina registra recorde de calor para o mês de outubro

Santa Catarina, 31/10/2012, Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa catarina (Ciram/Epagri)







O forte calor desta terça-feira (30) resultou na quebra de recorde de temperatura máxima na cidade de Rio Negrinho, no Planalto Norte catarinense, chegando a 33,8°C. A estação meteorológica convencional de superfície possui os padrões estabelecidos pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), e funciona desde 1990. O recorde anterior era de 10 de outubro de 1991, com 33°C.







Outra estação meteorológica convencional a registrar quebra de recorde de temperatura máxima neste mês foi Ponte Serrada, no Meio Oeste. Esta estação funciona também de forma ininterrupta desde 1986. O recorde anterior (31,8°C) datava do 22 de outubro de 2000 e o atual passou a ser 32,0°C, registrado em 7 de outubro último.







O forte calor proporcionou também a formação de núcleos de instabilidade em função da presença e deslocamento de um sistema de baixa pressão pelo Estado. Este sistema resultou em temporais localizados, ou seja, fortes em pontos isolados, com rajadas de vento de 60 a 70kM/h e queda de granizo em várias regiões de Santa Catarina, além de intensa atividade elétrica (raios).







Estes fenômenos são muito comuns na estação do ano de transição entre o inverno, seco e frio, para o verão, quente, úmido e chuvoso. Mais temporais devem ser registrados até o fim desta primavera.









Feriado de Finados deve ter sol e pouca chuva em Santa Catarina

Entre a sexta-feira (02) e o domingo (04) o tempo fica mais estável com presença de sol em todas as regiões, em boa parte do período. Entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, o sol aparece alternando com períodos de mais nuvens e há chance de chuva isolada e passageira especialmente no período noturno e início da manhã, devido a circulação marítima. A temperatura máxima varia de 24°C a 28°C nesses dias.

Nenhum comentário: