segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Encontro dos Amigos reúne mais de 10 mil pessoas em Lages


Encontro dos Amigos reúne mais de 10 mil pessoas em Lages

Lages, 26/11/2012, Correio Lageano, por Susana Küster



A terceira edição do Encontro dos Amigos, que acontece na Via Gastronômica todos os anos, superou as expectativas



Promover o turismo de eventos, gerar negócios e marketing para as empresas que ocuparam as 70 tendas e, é claro, oportunizar um encontro entre amigos, foram os objetivos da terceira edição do evento que movimentou a Via Gastronômica de Lages, no sábado (24).



A cada ano percebe-se que a participação de empresas e do público aumenta no Encontro dos Amigos. O organizador do evento, Edézio Forbici, afirmou que o objetivo não é estender o evento para as outras ruas, já que a ideia é promover a Via Gastronômica.



Para a próxima edição, ele disse que serão trazidos grupos de outras cidades para mostrar diferentes etnias no evento. “Este ano, trouxemos um pessoal de Treze Tílias, que mostraram a cultura austríaca. Queremos mostrar mais culturas, através de trajes, músicas, dança e gastronomia. Desta forma, também pretendemos diminuir o consumo de bebida alcoólica”, ressaltou.



Ele lembrou que o edital de implantação da fiação subterrânea da rua está aberto até dia 12 de dezembro. “Depois que for terminada a fiação, será feita uma revitalização da via, incluindo calçadas e arborização”, explicou.



O prefeito e vice-prefeito eleitos em Lages, Elizeu Mattos e Toni Duarte, estiveram presentes na Emiliano Ramos. Duarte frisou que a futura administração vai fortalecer mais o turismo de eventos. “Já fomos a Capital do Turismo Rural e perdemos esse título. Vamos desenvolver mais nossa cultura, criando novos eventos”, salientou.



O que mais chamou atenção no evento, foram duas tendas de um grupo de pessoas que vieram de Treze Tílias. Muitos pararam para ver uma mulher esculpindo em nós de pinho várias imagens religiosas, e para assistir um grupo vestido de trajes típicos dançar músicas da cultura austríaca.



A escultora Maria Thaler cria, há 42 anos, a cada martelada em nós de pinho, diferentes imagens que encantam quem conhece seu trabalho, bastante minucioso. Ela vende suas peças para a Aústria, Itália, Alemanha, França e Brasil.



Um dos componentes do grupo de dança austríaco, Carlos Eduardo Felder, acredita que a tenda chamou atenção pela cultura diferente que mostrava pelas danças e trajes. “Nossa dança é baseada no sapateado, valsa, colca e borischer. Essa cultura foi trazida em 1933 para Treze Tílias e na Aústria, a dança é bem presente”, comentou.



O Correio Lageano esteve presente no evento, em uma das 70 tendas que participaram dessa edição do Encontro dos Amigos. A diretora do Correio Lageano, Isabel Baggio, frisou que o encontro gera desenvolvimento econômico para as empresas participantes, pois produz negócios. “É também uma oportunidade para as pessoas se reverem, faz marketing para a cidade e para as empresas”, completa. No ano que vem, o Correio Lageano juntamente com o grupo SCC, estarão juntos na divulgação dos grandes eventos de Lages.



O empresário Roberto Amaral, disse que o objetivo é dar mais visibilidade para os eventos. “Com mais publicidade, vamos atrair mais público para os eventos. Fizemos essa parceria, porque são os únicos grandes meios de comunicação que são genuinamente lageanos”, explicou.




Corpo de Bombeiros e PM deram apoio


Durante todo o evento, três bombeiros, 12 policiais e uma câmera de videomonitoramento fizeram com que a 3º edição do Encontro dos Amigos, corresse sem imprevistos e com muita segurança. O cabo do Corpo de Bombeiros, Antônio Flávio Oliveira, disse que o evento foi tranquilo. O mesmo depoimento deram dois policiais militares que faziam ronda na rua.




Fotos: Susana Küster

Nenhum comentário: