sábado, 10 de novembro de 2012

Horto Municipal volta a distribuir hortaliças


Horto Municipal volta a distribuir hortaliças

Lages, 10 e 11/11/2012,Correio Lageano, por Núbia Garcia


A entrega de mudas e também do vegetal pronto para o consumo é gratuita e favorece toda a população do município



O Horto Municipal voltou a fornecer mudas de árvores e hortaliças para a comunidade, de forma gratuita. De acordo com a Secretaria de Agricultura, que administra o local, qualquer pessoa pode se dirigir ao bairro Guarujá, onde está montada a estrutura para buscar os produtos.



O trabalho de Cirilo Joaquim Ribeiro, um dos funcionários do Horto, começa cedo. Às sete horas da manhã ele já está no seu posto de serviço, cuidando e regando as hortaliças, limpando a terra, retirando as folhas murchas ou estragadas pela ação do tempo.



As primeiras mudas de alface, beterraba, repolho, cebola de cabeça, cebolinha e salsinha, dentre outras, foram plantadas em meados de agosto e começaram a florir no final de outubro. “Gosto do que faço aqui. Cuidar dos alimentos é um trabalho árduo, porque tem que estar atento pra que nenhuma praga prejudique as folhas, mas tranquilo porque é fácil de ser feito”, comenta.



Cirilo destaque que as hortaliças são cultivadas apenas com adubo, não é utilizado nenhum tipo de agrotóxico, o que deixa os alimentos mais saudáveis e saborosos. O serviço de distribuição de hortaliças, estava extinto desde quando a Secretaria do Meio Ambiente assumiu a manutenção do Horto, há cerca de dois anos. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura, há pouco mais de dois meses a pasta reassumiu o comando do local e resolveu retomar o programa.



As mudas de hortaliças para o plantio, estão sendo distribuídas para agricultores familiares, hortas caseiras e escolares, instituições sociais e para a população em geral. Já o produto pronto, plantado e colhido no próprio Horto Municipal, está sendo disponibilizado para as escolas, festas religiosas, asilos e almoços beneficentes. O Horto funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Nenhum comentário: