segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Nova presidência na OAB em Lages e em Santa Catarina


Nova presidência na OAB em Lages e em Santa Catarina

Lages, 20/11/2012, Correio Lageano



Durante todo o dia de segunda-feira (19), aconteceram as eleições regionais e estadual para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em Lages, duas chapas disputaram os cargos. O voto é obrigatório e quem faltou terá de apresentar justificativa e documento comprovando os motivos da ausência. Das 9 horas até as 17 horas, 602 profissionais estavam inscritos para irem às urnas. O espaço começou a ser organizado às 7 horas com duas mesas eleitorais coletoras.


O presidente da comissão eleitoral da subseção da OAB em Lages, Júlio César Malinverni, explicou que às 17 horas as portas da sede social do órgão seriam fechadas. Caso ainda houvesse gente para votar, seriam distribuídas senhas. A justificativa por não ter votado, deve ser requerida na Subseção de Florianópolis.


As eleições sempre foram realizadas por meio eletrônico. Desta vez, foi com cédula, o que tornou mais lenta a contagem dos votos. O Conselho Federal da OAB emitiu nota sobre as razões que levaram a entidade a determinar às Seccionais que sejam tomadas as providências para procedimento manual das eleições deste ano:


“A presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proferiu despacho comunicando a impossibilidade de ceder tais equipamentos por não ser possível concluir a tempo as atualizações das urnas parametrizadas (extraoficiais), bem como para não comprometer “a reserva técnica destinada a demandas emergenciais em todo o País”.


A posse dos 27 presidentes eleitos no país, assim como as diretorias e os conselhos estaduais está marcada para o dia 1º de janeiro de 2013. O mandato é de três anos com direito à reeleição. A subseção da OAB em Lages inclui os municípios de Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Celso Ramos, Correia Pinto, Cerro Negro, Otacílio Costa, Painel, Palmeira e São José do Cerrito.


“A OAB é uma instituição que tem por finalidade regular as ações da sociedade. Ela trabalha em parceria com o Judiciário, pois compreende todos os advogados. Muita ação é feita com justiça gratuita”, ressaltou Malinverni.


Disputa e propostas



Duas chapas concorreram em Lages. A Chapa 1 é composta por Marcelo Menegotto como presidente, e Janaína Ferri Maines como vice. O lema era “OAB forte, cidadania plena”. Uma das propostas era a criação de uma ouvidoria, com acesso facilitado através do site aos problemas da classe. Também disponibilizaria contato rápido ao presidente da subseção, das comissões e conselheiros, por e-mail ou por telefones.


O lema “Credibilidade e valorização” era da chapa 2, com Eduardo Cavalca Andrade como candidato a presidente e Maria Cristina Renon como vice. Uma das propostas seria investir no desenvolvimento profissional e capacitação, promovendo cursos, palestras, seminários e eventos telepresenciais. Além da promoção de ações sociais.


Na votação, os advogados definiram também os representantes estaduais. Márcio Vicari (chapa 1), atual vice-presidente, e Tullo Cavallazzi Filho (chapa 2) disputaram a presidência da OAB de Santa Catarina. “Advogado forte, cidadania respeitada”.



Foto: Francielli Campiolo

Nenhum comentário: