quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Obra da UPA termina somente em 2014

Obra da UPA termina somente em 2014
Lages, 01/02/2013, Correio Lageano, por Susana Küster


A Unidade de Pronto Atendimento está sendo construída próximo à rodoviária de Lages e terá uma estrutura ampla


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está sendo feita em um terreno de mais 2 mil metros de área construída, próximo da rodoviária, no bairro São Cristovão, tem previsão de término em 2014. A atual estrutura do pronto atendimento terá somente serviços administrativos com a conclusão da obra.



De acordo com o site do Ministério do Planejamento, as UPA’s funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.



Desta forma, ajudam a diminuir as filas nos prontos socorros dos hospitais, através de uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.



O Ministério afirma que nas cidades com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.



Como a população de Lages não passa de 200 mil, a UPA terá porte II com 9 a 12 leitos de observação. O investimento total é de mais R$ 2 milhões.As obras começaram no dia 15 de outubro do ano passado. O prazo para a empresa Formigoni de Tubarão terminar, vence em outubro de 2014.



O diretor do pronto atendimento, Osmar Guzatti, esclarece que a UPA terá sala de gesso e de raio X, laboratório, farmácia, almoxarifado, porém não serão feitas cirurgias, apenas suturas e pequenos procedimentos.



A equipe de plantão na UPA terá pelo menos 15 médicos disponíveis 24 horas. “Ainda vamos dimensionar isso, mas será preciso profissionais nas áreas de clínica geral, pediatria, cirurgia e ortopedia. Esta estrutura dará apoio para Lages, mas sabemos que outras pessoas da região também virão”, explica.




Foto: Divulgação/Seplan

Nenhum comentário: