segunda-feira, 29 de julho de 2013

Moradores querem construir creche

Moradores querem construir creche
Lages, 30/07/2013, Correio Lageano



A educação preocupa os moradores do loteamento Jardim Cepar, no bairro Ponte Grande, em Lages. A associação de moradores é a dona de um terreno na avenida Corina Caon, de 18 mil m² e deseja doar o espaço para a construção de uma creche. A prefeitura alega que não tem recursos, no momento, para aplicar o projeto.



O presidente da associação de moradores, Sebastião Cenci Matos, conta que no último sábado a prefeitura cedeu o trator, e a terraplanagem no terreno foi feita. Agora, o objetivo é construir uma creche no local. “Há dois meses eu assumi a associação e os moradores estão cobrando isso”, afirmou.



A vice-presidente, Ivonete Galvão, explicou que 2,4 mil pessoas vivem no bairro e seriam beneficiadas. Segundo ela, no espaço caberia a construção de um campo de futebol, com área de lazer e um salão de festas para a comunidade. “Mas a prioridade é a creche”, acrescenta.



Para secretária de Educação, Marimília Casa Costa Coelho, o gesto da associação dos moradores é louvável. “Demonstra a preocupação com a educação, é uma ação positiva”, disse.



Prioridades


A secretaria diz só terá condições de desenvolver um projeto para a creche no Jardim Cepar a partir do ano que vem, pois no momento a prioridade é reformar as creches em funcionamento. O Ceim Primeiros Passos, que atende 87 crianças da região, funciona em espaço alugado. Para suprir completamente a demanda na rede municipal seriam necessárias a abertura de mais 1,5 mil vagas.



As que serão reformadas


• Ceim Filhos dos Funcionários: 250 crianças
• Ceim Rosemere Guimarães Lira: 108 crianças
• Ceim Nelson Martins De Almeida: 127 alunos crianças
• R$ 4 milhões é o valor do investimento. Os recursos são do programa Salário Educação



Foto: Joana Costa

Nenhum comentário: