quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sinal vermelho tem sido pouco respeitado

Sinal vermelho tem sido pouco respeitado
Lages, 11/10/2013, Correio Lageano, por Suzani Rovaris



Furar o sinal vermelho virou algo comum entre muitos motoristas de Lages. Facilmente, quem parar por menos de cinco minutos para observar qualquer cruzamento mais movimentados vai flagrar pelo menos um motorista cometendo a infração.



A penalidade é alta, mas a fiscalização no município não acompanha a velocidade do desrespeito. Isso faz com que alguns motoristas fiquem confiantes de que não serão penalizados.



O Correio Lageano observou nesta quinta-feira (10) por 15 minutos, o cruzamento entre as ruas Correia Pinto e Caetano Vieira da Costa, no Centro, e flagrou mais de dez veículos ultrapassando com o sinal fechado. Em algumas vezes, como o tráfego estava lento em uma pista, o sinal fechava e os motoristas não tinham paciência de esperar antes da faixa de pedestres, bloqueando a passagem de outros veículos e cometendo mais uma infração.



Em certas ocasiões, a falta de respeito impera, e o maior prejudicado é o pedestre que vê seu único espaço de direito invadido. Apesar de tantos flagrantes, apenas 1.428 veículos foram notificados por essas infrações, no período de 1º de janeiro a 1º de outubro de 2013, conforme a Diretoria de Trânsito (Diretran).



Poucos veículos são multados em Lages


A fiscalização não corresponde ao número de infrações cometidas. A Diretran informa que o número de veículos multados por cruzarem o sinal vermelho é pequeno, pois poucos cruzamentos contam com agentes de trânsito e os veículos flagrados, na maioria das vezes, só são multados após abordagem.



Mesmo que as autoridades flagrem a negligência, poucos são multados, pois conforme o diretor de Trânsito Diego Oliveira, a orientação do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) é aplicar a multa só se o motorista for abordado, o que dificilmente acontece.



Uma ação realizada pelos agentes de trânsito é se posicionar em dois cruzamentos próximos ao sinal. Assim, quando o motorista fura o vermelho, ele é abordado na próxima esquina.



A fiscalização na cidade também deverá se intensificar com a instalação de “furões” nos principais cruzamentos, até dezembro deste ano. Os fiscalizadores farão a foto e registrarão a multa assim que o veículo cruzar o vermelho.



Fotos: Suzani Rovaris

Nenhum comentário: