Otacílio Costa, 30/01/2014 Correio Otaciliense
Na quarta-feira, 22, o Hospital Santa Clara, em Otacílio
Costa, recebeu recursos na ordem de R$ 362.124,00, destinados à compra
de equipamentos. O investimento foi viabilizado através de uma parceria
com a empresa Klabin/SA, sem contrapartida do hospital.
Dentre os investimentos mais relevantes, está um aparelho de raio-X e uma digitalização de raio-X.
O aparelho de digitalização, segundo o médico Francisco de Souza,
facilitará imensamente o trabalho dos profissionais. “O diferencial
quanto ao aparelho analógico é que o laudo pode ser diagnosticado
imediatamente. Inclusive, pode ser transmitido via internet”, explicou,
avaliando ainda, que são poucos os centros que contam com o referido
equipamento.
O diretor do Hospital, Robson de Oliveira Medeiros, observou que o
aparelho antigo, já estava sendo usado há vinte anos, por isso vinha
apresentando dificuldades, tendo que passar frequentemente por
manutenções. “Para nós, que trabalhamos na área, esse equipamento é um
ganho imenso”, destacou Medeiros, observando ainda, que além da
praticidade, o serviço será feito com qualidade.
O diretor informou ainda, que uma segunda remessa de equipamentos
deve ser destinada ao hospital. A empresa Klabin irá verificar os
equipamentos já adquiridos, para consequentemente encaminhar o restante
da aquisição, que gira em torno de R$ 602.900,00.
Os serviços de raio-x funcionam de segunda à sexta-feira, das oito ao meio dia e das 14 às 18 horas.
O prefeito em exercício, Silvano Cardoso Antunes, disse que o
hospital está em uma situação diferenciada em relação aos demais
estabelecimentos hospitalares dos pequenos municípios da região. “A
estrutura física, e agora de equipamentos, nos deixará em situação muito
privilegiada”, comentou.
Silvano analisa ainda, que o que levam os médicos muitas vezes
procurar serviços na cidade grande e sair do interior é a falta de
equipamentos. “Muitas vezes só o conhecimento humano não é o suficiente
para ser salvar uma vida, o médico precisa de equipamento, tecnologia,
que lhe dê uma resposta rápida”, ponderou, adiantando ainda que em breve
a entidade deve contar com o atendimento da sala de estabilização.
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