sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Não adianta investimento se não há economia de água em Lages

Lages, 01 e 02/01/2014, Correio Lageano, por Suzani Rovaris



Nos últimos meses, o assunto entre as pessoas tem sido a falta de água em Lages. Várias foram as notícias veiculadas. A prefeitura realizou algumas obras e prometeu novos investimentos para evitar que o problema retorne no próximo verão. Mas nada disso vai adiantar se o cidadão não colaborar e consumir sem economizar.



Lages gasta atualmente 30 mil metros cúbicos por dia. Logo que começou o verão, alguns bairros de Lages tiveram problemas com as torneiras secas. Os mais castigados foram Santa Helena, Pró-Morar e Santa Clara, partes altas da cidade. Os mesmos problemas foram registrados em pelo menos dez bairros. Um dos motivos é o consumo maior nesta estação em comparação ao inverno. Por isso, a importância de economizar.




Hidrômetros:  Segundo o diretor da Semasa, Wilson Rodrigues, este ano serão trocados 25 mil hidrômetros. Isso significa que em algumas residências, o valor da conta de água pode ficar diferente.



Conforme o diretor, apesar de não ser lei, o ideal é trocar os hidrômetros a cada cinco anos, mas que alguns dos mais antigos que o município possui tem data de 1982 e por isso a medição pode estar irregular. “Em algumas casas o valor da fatura da água não corresponde ao consumido, a pessoa gasta muito mais do que paga. Isso é problema no hidrômetro que está velho”, explica Rodrigues. Ele explica que é preciso reeducar os hábitos e economizar no uso da água.




Fotos: Suzani Rovaris

Nenhum comentário: