quinta-feira, 6 de março de 2014

Festa das Hortaliças pretende resgatar as raízes culturais

Festa das Hortaliças pretende resgatar as raízes culturais
Urubici, 07/03/2014, Correio Lageano, por Silviane Mannrich



Resgatar as etnias de Urubici e a miscigenação das raças é o foco principal  da 12ª Festa Nacional das Hortaliças (Fenahort), que acontecerá de 21 a 23 de março. O evento foi lançado em Lages na quarta-feira à noite.




Os moradores de Urubici têm origem alemã, italiana e leta. Entre as atrações está apresentação de grupos culturais de dança leta e alemã de Ijuí no Rio Grande do Sul. “Queremos valorizar a nossa cultura e também as tradições gauchescas por meio do CTG Campestre Catarinense, um dos maiores de Santa Catarina”, afirma o presidente da Comissão Central Organizadora da Fenahort, Luiz Clóvis Rodrigues Corrêa.



A festa irá acontecer no Parque de Exposições Manoel Prá e a entrada é gratuita.  A programação conta com uma cavalgada pelos pontos turísticos da cidade, concurso de gado leiteiro e exposição de gado de corte, shows musicais de artistas locais e regionais e a realização do 37° Rodeio Crioulo Interestadual que irá distribuir premiações em dinheiro para os participantes. Dentro do Parque de Exposições também haverá uma feira para a comercialização de hortaliças, frutas e produtos coloniais como queijo, salame, mel e pães.



Turismo: Para o prefeito em exercício, Elói Costa, a festa é uma oportunidade de divulgar a cidade e alavancar o turismo. “A expectativa é incentivar o agroturismo e os agricultores para que produzam cada vez mais e os produtos tenham mais qualidade”, destaca o prefeito.




A expectativa da Comissão Organizadora é receber 15 mil visitantes durante os três dias de festa. A Fenahort não era realizada há dois anos no município.



Produtos naturais terão destaque nos estandes


Os mais diferentes produtos da agricultura familiar, como alface, repolho, brócolis, tomate, hortelã, pimenta, cenoura, chuchu, geleias de frutas, sucos, mel, feijão, caqui e embutidos diversos estarão nos estandes da Fenahort.




Hortaliças livres de agrotóxicos e produções orgânicas devem chamar a atenção dos visitantes. A secretária-executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza, enfatizou que através do Consórcio de Meio Ambiente e Inspeção dos Produtos de Origem Agropecuária (Cisama), muitos produtos têm comprovação de origem. “Atualmente há 20 agroindústrias no programa de inspeção sanitária e esta será uma grande oportunidade de expor e comercializar os produtos” comentou Iraci.




Assembleia:  Iraci informou também que será realizada uma assembleia de prefeitos dia 22 de março, quando os prefeitos assinarão um termo de cooperação técnica com o Ministério Público para capacitar servidores para combater a sonegação fiscal e melhorar a arrecadação dos municípios.



Foto: Silviane Mannrich

Nenhum comentário: